São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma fábrica de caixas para embalagens?

Silvana de Fátima Oliveira Pinto, Macaé-RJ
As embalagens podem ser classificadas em cinco tipos básicos: primária (quando seu objetivo é de proteção e preservação do produto, como por exemplo, garrafas, latas etc.); secundária (contém pequenos números de embalagens primárias, como as caixinhas para remédios); promocional (quando o principal objetivo é expor o produto enfatizando a mensagem de vendas, como os displays de iogurte); transporte (tem como finalidade o acondiconamento, a estocagem e o transporte dos produtos elaborados, como os sacos de papel, plástico, caixa de papelão, caixa de madeira etc.); manuseio (para facilitar o trabalho interno da empresa, sendo o produto efetivamente transportado para a embalagem final).
O tipo de embalagem que você quer fabricar pode ser classificado como embalagem de transporte. A caixa de papelão para embalagem de transporte pode ser fabricada de diversas maneiras.
A que usa papelão ondulado é das mais comuns. Esse papelão é formado por vários papéis (capas) unidos adesivamente a miolos ondulados. A união das capas e miolos varia em diferentes composições face à diversificação e tipos de papéis. Com isso, o produto de cada fabricante tem diferentes propriedades físicas.
As caixas de embalagem de papelão ondulado se classificam em diversos tipos: papelão de parede simples, simplex, parede dupla, parede tripla e parede múltipla. Além disso, as embalagens podem ser fabricadas com várias dimensões e formas.
Assim, o investimento inicial para fabricação de uma fábrica de embalagens vai depender do tipo, da função, da matéria-prima utilizada, da dimensão e do formato escolhido.
Como pode ser observado, o planejamento e a montagem desse tipo de empreendimento são bastante complexos e, por isso, necessitam de uma assessoria especializada.
O Sebrae-Ceará (tel. 085-231-3144) publicou este ano um livro sobre o assunto, com o título "Embalagens", de Albert Brasil Gradvohl.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Informática para crianças é negócio pouco explorado
Próximo Texto: Indicadores registram estabilidade na atividade das microindústrias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.