São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Novo Gol assimila apelos do Uno e do Corsa

DA REDAÇÃO

Veículos comparou o novo Gol CLi 1.6 –que começa a ser vendido este mês– com o Corsa GL 1.4 EFI e o Uno CS 1.5 i.e., carros básicos equipados com injeção de combustível.
Situados logo acima da faixa do "carro popular", custam entre R$ 11,9 mil e R$ 12,8 mil, sem opcionais e sem frete.
Os três modelos diferenciam-se dos "populares" pela maior oferta de equipamentos, melhor conforto, padrão de acabamento e maior potência e desempenho.
O novo Gol se destaca pela tradição de robustez e confiabilidade mecânica. Seu projeto procurou assimilar os pontos positivos dos concorrentes Uno e Corsa.
A carroceria ganhou linhas mais atuais e cresceu em dimensões, mas perde em acabamento e em espaço, respectivamente, para os carros da GM e da Fiat.
Custando o mesmo que o Corsa (R$ 11.950), o Gol traz motor de 1.600 cc (veja quadro nesta página), de maior capacidade e com mais potência que os rivais.
Seu desempenho, no entanto, segundo dados de fábrica, é quase equivalente ao do Uno CS 1.5 i.e., medido em teste por Veículos.
Com motor de apenas 1.400 cc, o Corsa é o mais fraco e mais lento de todos. Os três modelos praticamente se equiparam no consumo, acima de 10 km/l, em média.
Em espaço para passageiros e bagagens, o Corsa perde do Gol, que tem cabine e bagageiro menores que os do Uno.
O Corsa traz como apelos o design mais atual, melhor ergonomia, acabamento e conforto.
Mas peca pelo limitado espaço no banco traseiro, insuficiente para acomodar três adultos.
A outra deficiência do Corsa está no acesso ao interior da cabine e no pouco espaço para as pernas.
Mais caro que os demais (cerca de R$ 858), o Uno ficou com o design um pouco defasado com a chegada do Corsa e do novo Gol.
Mesmo sendo menor em tamanho (3,64 metros), o modelo da Fiat tem projeto mais racional.
O Uno se destaca do Gol e do Corsa pela praticidade e funcionalidade. Tem ótima posição de dirigir, grande área envidraçada e é fácil de manobrar e estacionar.

Próximo Texto: Fiat lidera vendas de carros de passeio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.