São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente pode disputar governo de MG

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

Apesar de o presidente Itamar Franco negar que vá disputar outro cargo após deixar a Presidência, seus amigos confidenciam que ele ainda tem planos políticos.
O mais citado é a eleição para o governo mineiro em 1998. Mas alguns íntimos chegam a arriscar que Itamar pode pensar em disputar a Presidência em 1998.
Esses planos é que o levariam a morar simultaneamente em Juiz de Fora (MG) e no Rio.
Em Minas, ele poderia acompanhar de perto a política local e para preparar uma possível candidatura a governador. Do Rio, onde deve passar longas temporadas, ele acompanharia a movimentação da política nacional.
Oficialmente, Itamar afirma que é definitiva a decisão de não concorrer ao governo de Minas ou à Presidência.
``Itamar diz que não é candidato, mas há argumentos suficientes para convencê-lo do contrário", disse o embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido.
Itamar foi eleito prefeito de Juiz de Fora em 67, senador em 74 e vice-presidente na chapa de Fernando Collor em 89.
Para não criar antecipadamente problemas com a política mineira, mantém-se isento nos assuntos sobre a atual campanha para governador em MInas.
No próximo dia 1º de janeiro, após a cerimônia de transmissão de cargo, Itamar deixará Brasília rumo a uma fazenda próxima a Juiz de Fora.
Depois desse isolamento inicial, Itamar pensa em viajar ao exterior. ``Tenho convites para visitar a Índia. O presidente da Venezuela, Rafael Caldera, me chamou para passar uns dias lá".
Os planos para 95 incluem a reativação do seu escritório político na avenida Rio Branco, principal via de Juiz de Fora –onde ele vai morar parte do tempo.
O presidente Itamar Franco quer influenciar na composição do ministério de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e pretende indicar nomes para algumas pastas.
Um nome a ser indicado por Itamar é o do engenheiro Marcello Siqueira. Ele é amigo do presidente há 30 anos e ocupou a presidência de Furnas Centrais Elétricas. Siqueira seria indicado para o Ministério das Minas e Energia, cargo que recusou neste governo.
A bancada ``itamarista" deverá ser composta, entre outros, por Eliseu Resende (ex-ministro da Fazenda), Danilo de Castro (ex-presidente da Caixa Econômica Federal), Raul Belém e Edmar Moreira.

Texto Anterior: Itamar vota entre aplauso e protesto
Próximo Texto: OS PRESIDENTES DO BRASIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.