São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

PUC inicia amanhã período de inscrições

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) inicia amanhã o período de inscrições para o vestibular 95, que se estende até 27 de novembro.
O vestibular traz este ano uma mudança inédita em grandes provas: o candidato não precisa optar por cursos da mesma unidade, área ou carreira, como ainda acontece em exames como o da Fuvest. Há outras novidades (leia quadro).
``Queremos alunos com boa formação geral", explica Regina Denigres, coordenadora do exame.
Crise
Conhecida como uma das maiores e mais renomadas universidades do país, a PUC amarga uma crise de cerca de uma década –período em que a instituição gasta mais do que arrecada.
Com greves frequentes, a universidade faz o que pode para se manter. No início do ano, por exemplo, anunciou um plano emergencial.
As medidas previam o corte de 10% da folha de pagamento e propunha que professores e funcionários se demitissem voluntariamente, o que continua até hoje. A dívida da PUC atinge cerca de US$ 15 milhões.
``Ainda temos um déficit operacional, mas estamos administrando a situação. Já tiramos vários títulos do protesto", afirma o reitor Antonio Carlos Caruso Ronca, 48.
Uma das razões da crise é a opção histórica em manter pesquisa além de ensino, o que era possível até os anos 70, quando o Estado custeava mais da metade de seus gastos.
``Agora estamos optando pela venda de serviços, para que a receita não dependa apenas da mensalidade."

Próximo Texto: Taxa supera a das estaduais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.