São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enéas espera ter 10% dos votos e Prona já quer prefeituras em 96

ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do Prona à Presidência da República, Enéas Carneiro, afirmou ontem que espera chegar a 10% dos votos válidos nestas eleições.
O seu partido já planeja o lançamento de candidatos para as prefeituras em 96.
A pesquisa de boca-de-urna do Datafolha mostra que Enéas deve ficar com 6%. O candidato aparece em terceiro, depois de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com 47% e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 24%.
``Eu não estou surpreso com a minha votação. A nossa proposta é uma aspiração da sociedade brasileira", afirmou Enéas.
Clóvis Baltazar, presidente do Comitê Financeiro do Prona e assessor de Enéas, disse que o partido espera ``eleger de seis a dez deputados federais".
``Já para 96 seremos uma alternativa política para a prefeitura do Rio de Janeiro", afirmou Baltazar, que descartou a hipótese de que Enéas concorra ao cargo.
Enéas afirmou anteriormente que não disputa outro posto que não a Presidência da República.
A avaliação do dirigente é de que o Prona ``saiu consolidado nacionalmente" dessas eleições, apesar ``da falta de espaço do doutor Enéas na mídia".
O Prona não possui nenhum sistema paralelo de apuração dos votos. Baltazar afirmou que para o partido importa apenas ``o resultado oficial".
Segundo Baltazar, Enéas é ``o vencedor moral" dessa eleição. ``Conseguimos tudo isso com pouco mais de um minuto. Se tivéssemos três minutos, nem haveria segundo turno", disse.
`Anti-político'
A imprensa foi o principal alvo das críticas do assessor. O dirigente do Prona afirmou que Enéas é o ``anti-político". ``O político não é exemplo para nada, temos que fazer o contrário do que eles fazem", disse.
Para Baltazar, o discurso anti-político não significa uma postura autoritária. ``O Prona é um partido diferente, estamos na contra-mão dessa política rasteira", afirmou.
O assessor disse que a oposição que Enéas enfrenta se deve à essa postura em relação ao sistema.
``E é justamente por isso que a imprensa, os políticos e o poder econômico têm medo do doutor Enéas."

Texto Anterior: Genoino rejeita PT no governo
Próximo Texto: No ES, ex-PM quer 'caçar bandidos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.