São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ana Botafogo estrela "Don Quixote"

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Espetáculo: Don Quixote
Grupo: Cisne Negro e estrelado por Ana Botafogo
Onde: Teatro Municipal (praça Ramos de Azevedo s/nº, tel. 223-3022
Quando: dias 5, 6, 7 e 11, às 21 h, dias 9 e 12, às 17 h
Quanto: de R$ 3 a R$ 30
A bailarina Ana Botafogo é a estrela de ``Don Quixote" –uma remontagem realizada pelo Grupo Cisne Negro para o balé coreografado por Marius Petipa em 1869, cuja temporada começa hoje no Teatro Municipal de São Paulo.
À parte um repertório de coreografias contemporâneas, o Cisne Negro às vezes produz peças clássicas. Segundo Hulda Bittencourt, diretora do grupo, o objetivo é proporcionar ao público brasileiro o contato com obras que pertencem à cultura universal.
Para a nova geração, acredita Hulda, essas remontagens chegam a ser didáticas. Além dos bailarinos da companhia, participam deste ``Don Quixote" os alunos da Escola Cisne Negro, uma vez que a obra inclui personagens figurantes e um corpo de baile de apoio.
Don Quixote é interpretado por Hugo Travers, professor do Balé da Cidade de São Paulo. Ana Botafogo, no papel de Kitri-Dulcinéia, contracena com Marcelo Misailidia, como o barbeiro Basílio.
Ana Botafogo já dançou várias versões do balé inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes. A primeira vez foi em 1982, em uma temporada promovida por Dala Achcar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na ocasião, Ana teve parceiros famosos, especialmente convidados –entre eles Fernando Bujones e Jean Yves Lormeau (do Balé da Ópera de Paris).
Após as apresentações em São Paulo, Ana retoma o mesmo papel em outra produção de ``Don Quixote", que o Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro encenará de 7 a 23 de outubro.
Mais uma vez, a montagem carioca é de Dalal Achcar, que convidou o bailarino russo Igor Zelenski e o japonês Tetsuya Kumakawa (do Royal Ballet de Londres) para participar de algumas récitas.
``Don Quixote é um balé rigoroso e vibrante, que sempre contagia o público", comenta Ana. ``Da bailarina principal exige muito fôlego, pois a personagem Kitri está quase sempre em cena, realizando variações cheias de grandes saltos."
Embora ``Don Quixote" tenha recebido uma versão de Balanchine em 1965, a coreografia de Petipa, lançada pelo Balé Bolshoi de Moscou, é a mais popular. Possui variações que, ao longo das décadas, representaram provas de virtuosismo para muitos bailarinos.
Rudolf Nureyev, Baryshnikov, Natalia Makarova, Maya Plisetskaye, foram algumas das estrelas que disputaram os papéis de Basílio e Kitri (no balé, Don Quixote é o personagem que menos dança).
Na versão do Cisne Negro, a coreografia de Petipa, com música de Minkus, foi adaptada por Sérgio Marshall. Ana Botafogo dança até o dia 9. Nos espetáculos dos dias 11 e 12 será substituída por Daniela Severian.

Texto Anterior: Exposição traz desenhos de Lizárraga
Próximo Texto: Espanhóis trazem 'Frida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.