São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linhas devem ser `reprogramadas'

DA REPORTAGEM LOCAL

Para Rogério Belda, do conselho diretor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o aumento do número de passageiros após o Plano Real obriga uma nova reprogramação das linhas de ônibus. Segundo ele, o transporte público passa por um ``período de desafio".
Segundo ele, o plano aumentou o consumo e os congestionamentos na cidade. ``É preciso dar tratamento especial ao transporte coletivo", diz.
Lucio Gregori, secretário dos Transportes no final do governo Erundina, avalia que a mudança nas regras da municipalização e a privatização da CMTC contribuíram para a queda na qualidade do serviço em São Paulo.
Em fevereiro do ano passado, Maluf mudou as regras da municipalização dos transportes. Antes, as empresas recebiam por quilômetro rodado e por passageiros transportados. Com Maluf, o primeiro critério foi abolido.
``Os ônibus ficaram mais lotados porque as empresas passaram a receber apenas por passageiros transportados. As empresas reduziram o número de ônibus nas ruas e aumentaram os intervalos entre eles", diz Gregori.
``A maioria das novas empresas nunca tinha operado em São Paulo. No começo, elas tiveram dificuldades", reconhece Francisco Christovam, presidente da CMTC.

Texto Anterior: Prefeitura aposta em 15 corredores
Próximo Texto: Agora, mulher com mulher dá ``croco"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.