São Paulo, sábado, 8 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Folha/Aurélio" começa a circular na próxima segunda

DA REPORTAGEM LOCAL

Circula segunda-feira a capa dura e o primeiro fascículo do ``Novo Dicionário Básico da Língua Portugues Folha / Aurélio". A obra completa tem 19 fascículos e será reeditada às quartas-feiras.
O ``Aurélio", criado pelo filólogo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910 -1989) em 1975, é sem dúvida o mais famoso dicionário brasileiro e um dos maiores sucessos da história editorial do país. Em 19 anos, foram vendidos mais de 11 milhões de exemplares.
O ``Folha/Aurélio" tem 704 páginas. Além dos verbetes, a obra traz a Nomenclatura Gramatical Brasileira, com todas as regras de acentuação em vigor, e a lista das abreviaturas utilizadas.
Holanda Ferreira participou da elaboração de outro dicionário, o ``Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa". Entrou na equipe em 1940, convidado pelo poeta Manuel Bandeira. Em 1959, deixou o projeto.
Nos anos 60, o filólogo empenhou-se em preparar um dicionário em cinco volumes. Finalmente, decidiu-se por um dicionário em um volume. Quando a obra saiu, em 1975, virou imediatamente um best-seller.

Encadernação
A Folha informará em breve a maneira mais prática para encadernar os 19 fascículos. A primeira edição, a das segundas, termina de circular na segunda, dia 13 de fevereiro de 1995. A das quartas, no dia 15 de fevereiro.
O ``Folha / Aurélio" será impresso em papel bíblia de 47 gramas. A capa dura acompanha o primeiro fascículo.

Texto Anterior: A hora do troco
Próximo Texto: Julgamento de Collor deve ficar para 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.