São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Covas sai na frente na disputa pelo 2º turno com 54%; Rossi tem 36%

DA REDAÇÃO

Mário Covas (PSDB) lidera a disputa pelo governo do Estado de São Paulo. O tucano está com 54% das intenções de voto, contra 36% de Francisco Rossi (PDT), seu adversário no segundo turno.
Pesquisa Datafolha realizada na sexta-feira mostra que 4% dos eleitores paulistas estão indecisos e que 5% pretendem anular o voto ou votar em branco.
Em levantamento realizado antes do primeiro turno das eleições, Covas teve 57% das intenções de voto, contra 29% do pedetista, na simulação de um segundo turno.
A vantagem do candidato do PSDB, que era de 28 pontos percentuais no final de setembro, caiu para 18 pontos em uma semana.

Migração de votos
Os eleitores que votaram em José Dirceu (PT) no primeiro turno estão divididos: 40% preferem Rossi; 39%, Covas. 14% devem anular o voto ou votar em branco.
Rossi leva vantagem entre os que optaram por Barros Munhoz (PMDB): tem 51% das intenções de voto, contra 41% do tucano.

Capital x interior
O candidato do PSDB ganha de Rossi na capital (56% a 37%), mas perde nos demais municípios da região metropolitana (44% a 47%). Nessas áreas, o percentual de eleitores indecisos é de 3%.
No interior do Estado Covas registra o seu melhor resultado: 57%, contra 31% de seu adversário. O índice de indecisos é de 6%.

Escolaridade
Mário Covas bate Francisco Rossi em todas as faixas de escolaridade adotadas pela pesquisa.
A maior vantagem é registrada entre os eleitores com curso superior: 59% contra 30% –diferença de 29 pontos percentuais.
Essa vantagem cai para 20 pontos entre os que têm até o 1º grau (55% a 45%). E chega a dez entre os que têm 2º grau (51% a 41%).

Faixa etária
A pesquisa mostra que a preferência por Covas cresce de acordo com a idade dos eleitores.
Entre as pessoas com mais de 60 anos, a preferência pelo tucano atinge 67%, contra 20% de Rossi.
O candidato do PDT melhora seu percentual entre os eleitores de 16 a 24 anos: tem 40% das preferências. Covas permanece na frente nesta faixa, mas com 50%.
A diferença entre os dois candidatos nas duas faixas varia de dez pontos a 47 pontos percentuais.

Próximo Texto: Saiba como foi a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.