São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo serviço da informação

Novo serviço dá informação
Um novo serviço do Disque 900 fornece informações sobre emitentes de cheques (em todo território nacional), protestos registrados em cartórios e ações (restritos ao Estado de São Paulo).
Trata-se da Setacheque, empresa do Banco Operador, que atende através do telefone 900-0204. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O custo é de R$ 3,95 por minuto, cobrado na conta telefônica do usuário.
Segundo João Reis, assistente de gerência da empresa, a Setacheque fornece informações tanto sobre pessoas físicas quanto jurídicas.
No caso de pessoa física, o usuário deve fornecer ao atendente o nome completo e o número do CPF (que vem impresso no cheque). Em se tratando de uma empresa, é preciso fornecer nome e CGC.
Com esses dados, a Setacheque está apta a informar se a pessoa ou empresa está na lista negra do Banco Central por emissão de cheque sem fundo em todo território nacional e se existe contra ela algum protesto em cartório ou ação em todo o Estado de São Paulo.
O banco de dados da empresa é atualizado diariamente pelo Banco Central e pelos cartórios. Entretanto, muitas vezes estas informações chegam com dois ou três dias de atraso.
Suponha, por exemplo, que uma pessoa emita um cheque sem fundo e que seu nome vá para a lista negra do Banco Central. Esta informação levará cerca de três dias para chegar ao banco de dados da Setacheque.
Os cartórios levam mais ou menos o mesmo tempo para fornecer as informações à empresa.
De qualquer forma, o serviço da Setacheque pode ser bastante útil em diversas situações. Quem vende um carro no final de semana e recebe o pagamento em cheque, por exemplo, pode recorrer à empresa para obter informações sobre o emitente antes de realizar o negócio.

Texto Anterior: Tapetes orientais desconhecem crise
Próximo Texto: Peças novas não dão lucro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.