São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Iraque ameaça `perder a paciência'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O diário oficial do governo do Iraque afirmou ontem que seu país não pretende invadir o Kuait, mas avertiu que ``a ira do paciente povo iraquiano vai irromper" se o embargo comercial contra o país não for suspenso.
A ONU decide na semana que vem se as sanções econômicas contra o Iraque em vigor há quatro anos serão mantidas. Os EUA são favoráveis à sua manutenção.
Pelo menos 20 mil soldados da Guarda Republicana do Iraque e centenas de tanques foram deslocados para a região da fronteira com o Kuait na sexta-feira. Cerca de 3.000 deles estão a 20 km do território do Kuait.
Analistas militares acreditam que até o fim do dia de hoje as tropas do Iraque na fronteira com o Kuait somarão 60 mil pessoas, 700 tanques e 900 blindados.
O porta-aviões norte-americano USS George Washington atravessou ontem o canal de Suez em direção ao mar Vermelho, de onde seus aviões já tem autonomia para atingir o Iraque se necessário. Até segunda´feira ele estará no golfo Pérsico.
Dois mil fuzileiros a bordo do USS Tripoli chegaram à costa do Kuait e podem desembarcar para defender o país. Outros três navios, o USS Cleveland, o USS McHenriy e o USS Rushmore, guarnecem o Tripoli.
O destróier Hewitt e o cruzador Leyt Gulf equipados com lança-mísseis, também foram deslocados para a costa do Kuait e têm o Iraque ao alcance dos seus mísseis..
Cerca de 15 mil soldados dos EUA foram colocados em estado de alerta máximo no Estado de Kansas, meio-oeste do país. Eles serão os primeiros a embarcar para o Kuait em caso de necessidade.

Próximo Texto: Perry mantém viagem ao Haiti
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.