São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Opção à pulverização; Jogo de cena; Jogo de forças; Mapa do Congresso; Fim da linha; Alinhamento; Diversidade econômica; Dois turnos; Nova turma; Extinção

Opção à pulverização
Com a nova composição de forças na Câmara, FHC terá duas opções para tentar atingir a maioria de 257 votos: somar ao bloco PSDB-PFL as bancadas médias, como PTB, PP e PL, ou fazer um acordo formal com o PMDB.

Jogo de cena
No Congresso, ninguém aposta na negociação dos presidentes do PMDB, Luiz Henrique, e PSDB, Pimenta da Veiga, pois não mandam de fato em seus partidos. Mesmo assim, o PMDB é a parceria preferencial dos tucanos.

Jogo de forças
Presidente do PMDB, Luiz Henrique garantiu ao tucano Pimenta da Veiga que Quércia não tem como vetar uma aliança entre os dois partidos. Mesmo enfraquecidos, os quercistas dizem que o deputado não perde por esperar.

Mapa do Congresso
As maiores bancadas estaduais por partido no novo Congresso serão as seguintes: PFL da Bahia (16 deputados), PSDB de São Paulo (15), PT e PMDB de São Paulo (14 cada) e PMDB de Minas (11).

Fim da linha
O janismo sumiu do mapa. Roberto Cardoso Alves não se reelegeu e Gastone Righi nem concorreu. Jânio John, neto do ex-presidente, não chegou à Assembléia, assim como o secretário particular de Jânio, Roberto Abrahão.

Alinhamento
Deputado mais votado de São Paulo, Celso Russomanno (PSDB) diz que sua prioridade será enfrentar o lobby dos planos de saúde. Pode começar em sua própria bancada: Ayres da Cunha, empresário do setor, elegeu-se pelo PSDB-SP.

Diversidade econômica
A nova bancada de economistas terá cinco deputados famosos. Três se reelegeram: Delfim (SP), Roberto Campos (RJ) e Francisco Dornelles (RJ), todos do PPR. Os novos: Antônio Kandir (PSDB) e Maria da Conceição Tavares (PT).

Dois turnos
Aposta entre deputados eleitos: Inocêncio Oliveira só disputa a reeleição à presidência da Câmara para, mais à frente, abrir mão em favor de Luís Eduardo e negociar com ele a liderança do PFL.

Nova turma
Suplicy comemora duplamente a eleição de mais quatro senadores do PT. Único petista no Senado, muitas vezes ele não conseguia as outras quatro assinaturas necessárias para obstruir sessões com pedido de verificação de quórum.

Extinção
Lideranças do Congresso que sempre quiseram dar fim ao cargo informal de procurador da Câmara exultaram com a derrota de Vital do Rêgo (PDT-PB), ocupante vitalício do posto. A extinção vai liberar salas, telefones e carro oficial.

Próximo Texto: Geografia do voto; Caso a caso; De volta; Concorrência; Sem-teto; Do contra; O mundo dá voltas; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.