São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

CONHEÇA OUTRAS PROFISSÕES RELACIONADAS À FÍSICA

ARQUITETURA
Áreas de atuação: Arquitetura de interiores, organização do espaço da construção. Comunicação visual, criação da identidade visual de uma empresa. Conforto, especialização da arquitetura de interiores que trabalha com acústica e ventilação de grandes ambientes. Desenho industrial, criação de objetos para serem produzidos industrialmente, sejam eles produtos de consumo ou equipamentos (geralmente, em conjunto com engenheiros). Edificações, projeto, construção acompanhamento de obras de todos os tipos de edificações (de casas a indústrias). Luminotécnica, projetos para a iluminação de grandes espaços. Paisagismo, organização de espaços para uso social ou recreativo, como parques e praças. Pesquisa, desenvolve novas técnicas ou estuda a história da arquitetura (normalmente em universidades). Urbanismo, planejamento de uma cidade e organização do plano diretor (projeto para orientar seu crescimento).
Salário: 6 salários mínimos para jornada de seis horas (piso do Sindicato dos Arquitetos de SP)
Duração: mínimo 4 anos
Onde cursar: SP - USP, Unesp, Universidade Mackenzie, Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Puccamp, Unip (Universidade Paulista); RJ - UFRJ, UFF; MG - UFMG, UFJF, UFV (Universidade Federal de Viçosa), PUC-MG; DF - UnB (Universidade de Brasília); RS - UFRGS, PUC-RS; PR - UFPR (Universidade Federal do Paraná); BA - UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Regulamentação: Lei 5.194 de 24/12/1966. Para exercer a profissão, o arquiteto deve ser registrado no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia)
ASTRONOMIA
Áreas de atuação: Astorfísica, estudo das características de astros, estrelas e galáxias. Astronomia, medição e estudo da posição dos astros. Mecânica celeste, estudo das forças que determinam as órbitas dos planetas. Radioastronomia, análise das radiações eletromagnéticas do universo que não são captadas por instrumentos óticos. No Brasil o mercado de trabalho é restrito aos meios universitários. A atividade é de pesquisa básica e a demanda por novos profissionais é mínima.
Salário: variável
Duração: mínimo 4 anos
Onde cursar: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Regulamentação: Não há
ENGENHARIA MECÂNICA
Áreas de atuação: Controle de processos, seleção de instrumentação para monitorar e controlar os processos térmicos e hidráulicos. Gerenciamento, relacionado à administração da produção e da empresa. Projeto, instalação e manutenção de máquinas e equipamentos hidráulicos, térmicos e mecânicos. Criação e desenvolvimento de novos produtos e técnicas de produção.
Salário: R$ 540,00 (piso do Sindicato dos Engenheiros SP)
Duração: 5 anos
Onde cursar: SP - USP, Unicamp, Unesp, EEM (Escola de Engenharia Mauá), Faap, Universidade Mackenzie, FEI (Faculdade de Engenharia Industrial); RJ - UFRJ, UFF, IME (Instituto Militar de Engenharia), PUC-RJ; MG - UFMG, UFU (Universidade Federal de Uberlândia), PUC-MG; SC - UFSC; ES - UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Áreas de atuação: Engenharia espacial, projeto e fabricação de foguetes e satélites. Manutenção de aeronaves. Controle da operação das aeronaves. Projeto de aeronaves. Sistema de aplicação aeroespacial, projeto, construção e integração às aeronaves de sensores, instrumentos, motores aeroespaciais e outros equipamentos
Salário: variável
Duração: mínimo 5 anos
Onde cursar: ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

Texto Anterior: CONHEÇA O CURSO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.