São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Hamas faz vídeo com sequestrado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O sequestro de um soldado israelense por radicais palestinos levou à suspensão das negociações entre Tel Aviv e a OLP, mas não deve prejudicar o anúncio dos vencedores do Nobel da Paz, programado para amanhã.
Ontem, o Movimento de Resistência Islâmica Hamas distribuiu fita de vídeo com o soldado de 20 anos sequestrado no domingo.
"Eu sou Nachshon Waxman. Integrantes do Hamas me sequestraram e querem que seus prisioneiros sejam soltos. Se não, vão me matar", diz o soldado, que tem cidadania israelense e americana.
Durante a gravação, um sequestrador mascarado ficou atrás de Waxman, com o fuzil M16 e o cartão de identificação do soldado.
O premiê Yitzhak Rabin, provável vencedor do prêmio Nobel da Paz com o líder palestino Iasser Arafat, afirmou ao presidente da OLP que considera-o responsável pela segurança do soldado.
"Temos certeza de que ele (Waxman) está em Gaza", disse o porta-voz israelense Oded Ben-Ami citando Rabin.
A Autoridade Palestina, responsável pela administração de Gaza e Jericó, nega. Arafat condenou o sequestro e prometeu trabalhar pela libertação de Waxman.
Segundo Harald Stanghelle, do jornal norueguês "Aftenposten", o comitê do Nobel já tomou sua decisão e vai anunciar os vencedores do prêmio amanhã, mesmo prazo dado pelos sequestradores de Waxman para a libertação de seus integrantes presos em Israel.
Para o "Aftenposten", Rabin e Arafat receberão o prêmio pelo acordo de paz assinado em 93.
Outro soldado, que os militares israelenses acreditavam ter sido sequestrado, voltou para casa.

Próximo Texto: França nega apoio à ação americana contra Bagdá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.