São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conhecer Déli é correr contra o relógio

JOÃO VICENTE G. DE OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Erramos: 15/10/94

Arlete Soares é a autora das fotos sobre a Índia publicadas nas páginas 6-17 e 6-18.
Como as distâncias costumam ser enormes em Nova Déli, um modo prático de visitar muitos lugares é integrar as excursões da Déli Transport Corporation.
Comece pelo Qutb Minar, minarete construído no século 12. No pátio da mesquita Qwwat-ul-Islam, há uma antiga coluna. Segundo a tradição, quem, de costas, conseguem unir uma mão à outra, realizam todos os seus desejos.
A leste do Qutb Minar, encontram-se as muralhas e o forte de Tughlaqabad. O Bahai Temple fica ao sul. Próximo a Nizam-ud-Din, está o Humayun's, túmulo do século 16. Outros túmulos são o Safdarjang Tomb e os de Lodi.
Em Jan Path, acha-se o imponente Índia Gate (Portão da Índia). O Purana Qila (Forte Antigo) foi erguido ao sul dele.
O Rashtrapati Bhavan foi a última residência dos vice-reis ingleses em terras indianas.

Museus
O Museu Nacional possui peças pré-históricas, antigas e medievais. Já o Museu de Arte Moderna apresenta uma interessante coleção de obras modernas de artistas indianos e estrangeiros.
Uma coleção de livros quadros e objetos relacionados ao líder Mahatma Gandhi formam o acervo do Gandhi Memorial Museum
O Indira Gandhi Memorial guarda fotografias e objetos pessoais da ilustre filha de Nehru.
O pequeno museu Tibet House preserva peças de caráter cerimonial trazidas do Tibete por ocasião do exílio do Dalai Lama.

Velha Déli
Na Velha Déli, você estará na Índia autêntica. Todos os lugares acham-se nas imediações do multicolorido bazar Chandni Chowk.
Edificado no auge do poderio mongol, o Red Fort é uma enorme fortaleza de cor avermelhada. No interior, um pequeno comércio, suntuosos edifícios e jardins.
Auranzeb, filho e sucessor de Shah Jehan, foi o responsável pela construção da ``Moti Masjid", uma pequena e bela mesquita de mármore branco. Do alto da torre imperial, Aurangzeb divertia-se assistindo a lutas de elefantes.
Vale a pena também fazer uma visita ao Museu Arqueológico. Ele possui documentos e miniaturas dos séculos 15 e 16, além de astrolábios, armas e tecidos antigos.
``Jama Masjid" é a maior mesquita de toda a Índia, e também data do século 17. A sobriedade muçulmana desta obra decepciona os amantes do barroquismo de muitos templos hindus.
O quarteirão em que se encontra a mesquita é um dos mais animados a cidade. À noite, as luzes dos lampiões, que iluminam as ruas e as casas, conferem ao lugar uma atmosfera de conto de fadas.

Texto Anterior: Lojas têm roupas, arte e jóias
Próximo Texto: Comida e acomodações são fartas e baratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.