São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUPINS OPERÁRIOS COMEM O LIXO DO CUPINZEIRO

LAURA DE GUGLIELMO
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Além do rei e da rainha, o cupinzeiro tem rei e rainha como reservas. As outras castas de cupins não são reprodutoras (não têm filhotes) e são chamadas de operários e soldados.
Algumas espécies de cupim gostam de se alimentar com madeira morta. Outras, com madeira viva, papel, tecidos de juta ou algodão, raízes de plantas, couro, lã, e há até aquelas que atacam a capa de plástico de fios elétricos.
Os cupins vivem na madeira de móveis e assoalhos. Há casas de cupins também nos galhos de árvores. Duas espécies podem viver em uma mesma casa.
Os cupins cavam galerias (túneis) e câmaras à medida que vão comendo o material do lugar em que moram.
O cupinzeiro é muito limpo por dentro. Os operários encarregados da limpeza comem todos os tipos de lixo encontrado.
Se algum cupim ficar doente e não puder trabalhar, é devorado junto com o lixo.
Às vezes, os cupins constroem suas casas embaixo da terra. Há aqueles que trazem a terra cavada para fora e constroem parte do ninho sobre a superfície do solo, formando pequenos montes. É por isso que podemos também encontrá-los no campo, em pastos e plantações.

Texto Anterior: CASAMENTO NO AR
Próximo Texto: VIVEM VOMITANDO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.