São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Devagar com o andor; Pedra de toque; Outra hora; Algodão entre cristais; A ver navios; Apoio integrado; Base de apoio; Excursão de novatos; Intenção qualificada; Forma e conteúdo

Devagar com o andor
Representantes de entidades empresariais reuniram-se para uma análise preliminar do perfil do novo Congresso anteontem. Concluíram ser menor do que a esperada a tendência pró-diminuição da presença do Estado na economia.

Pedra de toque
Na avaliação das entidades empresariais, diante do novo quadro no Legislativo, dependerá ainda mais do empenho do futuro governo o ritmo da liberalização das regras de mercado no país.

Outra hora
Aliados de FHC no Congresso já perderam a esperança de aprovar a reforma tributária ainda este ano. Acham que ela só sai em 95, com validade para o ano seguinte. Até lá, o governo terá que se virar com aumentos de alíquotas.

Algodão entre cristais
A principal razão da visita de FHC a Itamar foi evitar constrangimentos e ciúmes no processo de transição. O presidente eleito foi pedir carta branca para se reunir com a equipe econômica e ter acesso a dados de todo o governo.

A ver navios
Pegou mal no Itamaraty o fato de a Embaixada dos EUA ter divulgado sozinha a visita do secretário de Defesa americano, William Perry, ao Brasil em novembro. A viagem vinha sendo negociada pelos dois países há tempos.

Apoio integrado
Paulo Hartung, prefeito tucano de Vitória, declarou apoio condicionado à candidatura de Vitor Buaiz (PT) ao governo capixaba. A condição é de que ele lute pelo apoio do PT aos tucanos Covas (SP) e Eduardo Azeredo (MG).

Base de apoio
Deputado eleito, Almino Affonso (PSDB-SP) vai sugerir a FHC que, além dos líderes, tenha também contatos pessoais com membros das novas bancadas no Congresso já nas próximas semanas.

Excursão de novatos
Vários parlamentares eleitos pela primeira vez preparam-se para visitar o Congresso na próxima semana. Querem conhecê-lo durante o esforço concentrado para a votação do Orçamento e negociar, desde já, a ocupação dos gabinetes.

Intenção qualificada
De Inocêncio Oliveira (PFL-PE), ao defender a remessa ao Congresso de um `` jumbão": ``É um monte de coisa com um monte de dinheiro". O último do gênero, votado no governo Sarney, fez a festa do lobby.

Forma e conteúdo
A Comissão de Agricultura da Câmara quer mudar o nome da bancada ruralista para fugir à imagem do corporativismo. Pela proposta, o grupo de deputados-fazendeiros passaria a se chamar Frente Parlamentar da Produção.

Próximo Texto: Real realeza; Ombro; Corrida ao ninho; Interesse no filé; Fecho de ouro; Voto anunciado; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.