São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenpeace divulga relatório sobre a venda de mercúrio na Amazônia

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTARÉM

O Greenpeace divulgou ontem em Santarém (PA) um relatório inédito sobre a venda do mercúrio para a Amazônia.
O documento revela que seis empresas estrangeiras e quatro nacionais dominam o comércio do produto no Brasil, que contamina pessoas e peixes na região.
O relatório foi divulgado a bordo do barco MV Greenpeace, que há cinco dias navega na Amazônia –etapa brasileira da expedição mundial do Greenpeace para denunciar devastação de florestas.
Segundo o documento, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos são os principais fornecedores de mercúrio ao Brasil.
O produto seria comprado pelas companhias nacionais Comércio e Indústria de Metais Auricchio, Metaldente Ltda., Hugo Ehrmann Cia. Ltda. e Importa Comercial. As três primeiras são de São Paulo e a última, do Espírito Santo.
A pesquisa trabalha com dados oficiais de comércio exterior do governo brasileiro (Cacex) e números fornecidos pela Secretaria da Receita Federal.
Segundo o coordenador da Campanha de Florestas do Greenpeace para a América Latina, José Augusto Pádua, o Brasil importa 130 toneladas de mercúrio por ano.
Ele disse que dentistas usam cerca de 17 toneladas da substância por ano nos tratamentos dentários. ``O restante (113 toneladas) vai para os garimpos", afirmou.
"A destruição ambiental e a contaminação do homem por mercúrio no Brasil está associada a um problema internacional", disse Pádua.

Texto Anterior: Interior
Próximo Texto: 240 mil pessoas participam de enquete de SBT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.