São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aristide volta para governar Haiti

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Três anos e quinze dias depois de ter sido deposto, o presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, retorna hoje ao poder.
Aristide, 41, volta ao Haiti a bordo de um avião do governo dos EUA e com seu país ocupado por 20 mil militares norte-americanos.
O secretário de Estado Warren Cristopher lidera a delegação do governo dos EUA à segunda posse de Aristide, que vai cumprir apenas o restante do seu mandato de cinco anos. No total, ele terá governado por 22 meses.
O presidente Bill Clinton comandou ontem de manhã na Casa Branca cerimônia de despedida a Aristide, que passou o exílio em Washington.
Apesar do aparente sucesso até aqui da intervenção dos EUA no Haiti, Clinton continua recebendo críticas pela sua política.
A Casa Branca disse que o aluguel das três casas do ex-homem forte do Haiti, Raoul Cedras, custará aos EUA US$ 5 mil por mês.
O líder da oposição no Senado, Bob Dole, acusou o governo de servir de guardião das residências de ``um bandido" e denunciou ``a humilhação" de soldados americanos carregarem a bagagem que Cedras levou para o exílio no Panamá em avião fretado pelos EUA.
Cedras e seus aliados poderão usar os US$ 79 milhões que mantêm em contas em bancos dos EUA e que estavam congeladas.
O presidente do Panamá, Ernesto Perez Balladares, disse que só vai se responsabilizar pela segurança de Cedras durante 15 dias. ``Depois, o problema é dele".

Texto Anterior: Ieltsin demite presidente do BC; Renuncia ministro francês do Comércio; Paris homenageia 100 anos de Dreyfus; Aidid convoca conferência de paz; John Kennedy Jr. lança revista política; EUA aceitam mais refugiados cubanos; Paleontólogos acham novos dinossauros; OMS aprova testes de vacinas anti-Aids
Próximo Texto: Greve contra Berlusconi leva 3 milhões às ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.