São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas crescem e devem chegar a 150

FERNANDO GODINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Erramos: 19/10/94
Este caderno errou ao inforamr que a população Ásia é de 2,7 milhões de habitantes. A população asiática é de 3.161.137.000 pessoas (excluindo a população da Rússia asiática).
As eleições deste ano aumentaram a força da bancada ruralista do Congresso –composta por parlamentares ligados aos produtores rurais.
Atualmente com pouco mais de 100 votos, a bancada deverá somar cerca de 150 parlamentares.
Conhecidos por seu poder de negociação, os ruralistas sempre impediram votações que interessam ao governo para impor as reivindicações dos produtores rurais.
No governo Itamar, a bancada impediu por duas vezes a votação da MP (medida provisória) que criou a URV, peça básica para a implantação do Plano Real.

Senado
O maior crescimento dos ruralistas aconteceu no Senado. Dois dos deputados mais atuantes da bancada vão passar os próximos oito anos como senadores. São eles Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Leomar Quintanilha (PPR-TO).
A nova safra de senadores ruralistas reúne, pelo menos, outros 10 parlamentares. Entre eles, ex-governadores como Íris Rezende (PMDB-GO), Vilson Kleinubing (PFL-SC), Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) e Romero Jucá (PPR-RR). Na próxima legislatura devem representar pelo menos cerca de 15% das cadeiras do Senado.
Na Câmara, os ruralistas perderam representantes conhecidos, como Ronado Caiado (PFL-GO) e Victor Faccioni (PPR-RS), que não conseguiram se reeleger.
Mas os eleitos superam em número aos que fracassaram nas urnas. Entre os que vão reforçar a bancada na próxima legislatura estão Abelardo Lupion (PFL-PR), Renan Kurtz (PDT-RS), Danilo de Castro (PSDB-MG), Nélson Marchezan (PPR-RS), José Resende (PTB-MG), Dilceu Sperafico (PPR-PR) e Paulo Romano (PFL-MG).

Objetivos
``Vamos enfrentar o novo governo sempre que for necessário", disse à Folha o deputado ruralista Nélson Marquezelli (PTB-SP), atual presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.
Os ruralistas querem a eliminação total da TR para os contratos de crédito agrícola, juros mais baixos para o setor e a adoção do sistema de equivalência preço-produto –pelo qual as dívidas com o setor financeiro podem ser quitadas com produtos equivalentes ao valor inicial do empréstimo.
As articulações da nova bancada já começaram. Reeleito, o deputado Nélson Marquezelli mapeou os novos parlamentares ruralistas e se reunirá com eles ainda este ano.
O objetivo é neutralizar a ausência de líderes como Caiado e Faccioni.
Comissão mista
O senador eleito Jonas Pinheiro também está articulando a criação de uma comissão mista de agricultura da Câmara e do Senado. A idéia tem o apoio do deputado Nélson Marquezelli.
O setor de telecomunicações também terá atenção especial. O boletim ``Falando de Terra", atualmente transmitido por telefone da Comissão de Agricultura para 70 programas de rádio do interior do país será ampliado.
A comissão já está negociando com a direção da Câmara a utilização de um canal de satélite para que o programa chegue a cerca de 250 novas emissoras de rádio, ampliando a influência dos ruralistas junto ao eleitorado.

Texto Anterior: Cardiologista admira Fidel
Próximo Texto: A BANCADA RURALISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.