São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

As urnas do interior ; Diferença escolar ; Frutos da aposentadoria ; Perfil diferente ; Hora da decisão ; Tecnologia nacional ; Costura difícil ; Cabo eleitoral ; Ironia das urnas ; Filhos pródigos

As urnas do interior
A maior força de FHC está no interior. Se dependesse só das capitais, o presidente eleito venceria por uma margem apertada: 200 mil votos. A vantagem que lhe garantiu a eleição no 1º turno veio do interior: 7,5 milhões de votos.

Diferença escolar
No 2º turno no DF, o Datafolha mostra que Valmir Campelo (PTB) tem 60% das intenções de voto entre os eleitores que têm até o 1º grau. Já Cristovam Buarque (PT), ex-reitor da UnB, tem 63% entre os que têm curso superior.

Frutos da aposentadoria
A vantagem de 12 pontos percentuais de Antônio Britto (PMDB) sobre Olívio Dutra (PT) no 2º turno gaúcho vem do eleitorado mais velho. Na faixa acima de 60 anos, o ex-ministro da Previdência ganha por 58% a 23%.

Perfil diferente
Marcello Alencar (PSDB) deve sua vantagem no 2º turno no Rio aos eleitores com renda maior do que cinco mínimos e/ou com 2º grau ou curso superior. Garotinho (PDT) ganha entre os mais pobres e entre os menos instruídos.

Hora da decisão
O PPR paulista reúne-se hoje para decidir quem apoiará no 2º turno em São Paulo. Caciques como Delfim Netto e Colassuono tendem a apoiar Covas (PSDB). Não é descartada a hipótese de Maluf seguir esta tendência.

Tecnologia nacional
O sistema montado para interligar o TSE com computadores instalados em todo o país mereceu elogio em revista técnica da Universidade de Columbia (EUA). O responsável pelo sistema é brasileiro. Chama-se Fernando Cabral.

Costura difícil
Sandra Starling (PT-MG) tenta articular o apoio do PT a Eduardo Azeredo (PSDB) no 2º turno. O problema é que Azeredo não apoiou o candidato do PT em Belo Horizonte no 2º turno de 92.

Cabo eleitoral
Empresários e deputados ligados ao senador Gérson Camata (PMDB) já declararam apoio ao Cabo Camata (PSD), primo de Gérson, que disputa o 2º turno capixaba contra Vitor Buaiz (PT). O senador até agora não se declarou.

Ironia das urnas
Lula venceu a eleição em Salvador, onde a prefeita Lídice da Mata (PSDB) o apoiou apesar de hostilizada pelo PT local. Nas cidades baianas administradas pelo PT, Itabuna e Jaguaquara, ele perdeu.

Filhos pródigos
Antônio Aureliano (PSDB), filho do ex-vice-presidente Aureliano Chaves, não se elegeu deputado. Pior: perdeu a votação em Três Pontas (MG), terra de sua família. Em 89, o pai já amargara derrota para Collor no município.

Próximo Texto: Roteiro de viagem ; Falta de motivos ; Evidências de sobra ; A reconciliação ; Dimensão do risco ; Sigilo conveniente ; Controle central
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.