São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC tem 44 atendidos em maca na madrugada

PAULO FERRAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

No Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 44 pacientes estavam sendo atendidos em macas espalhadas pelos corredores às 4h de anteontem.
A Folha acompanhou o plantão do Pronto-Socorro do HC em São Paulo –o maior do Estado e um dos maiores do país– entre 22h da última sexta-feira e 6h de sábado.
Segundo o médico Fernando Buischi, 40, cirurgião do pronto-socorro e responsável pelo Plantão Controlador, o movimento registrado entre as 22h de sexta-feria e 6h de sábado "foi muito fraco".
Uma placa afixada no portão de entrada, na noite de sexta-feira, informava: "Pronto-Socorro lotado. 47 pacientes sem leito". Na verdade, o número de pacientes atendidos em macas era 76.
Só nos corredores, às 4h de sábado, havia 44 pacientes –18 no PS de Clínicas Médica e 26 no PS de Clínica Cirúrgica.
Os três casos mais sérios foram um atropelamento com fratura de perna, um tiro na perna e uma queda de moto com escoriações.
A lotação do pronto-socorro, segundo Buischi, é provocado por uma "tentativa de administrar o caos da saúde pública".
Os doentes atendidos no PS, segundo Buischi, deveriam permanecer no local apenas o tempo suficiente para receberem atendimento de emergência. Depois, seriam dispensados ou encaminhados aos serviços especializados.
Por falta de vagas nos serviços especializados, pacientes permanecem "internados" por longos períodos no pronto-socorro.
É o caso de Juvenil Lima dos Santos, 45, um dos 44 doentes que estavam nos corredores do PS na madrugada do sábado.
Ele foi encontrado desmaiado em uma rua de Santana e levado ao PS do Hospital das Clínicas no dia 30 de setembro. Até as 6h de sábado, ele permanecia em uma maca recebendo tratamento.

Texto Anterior: CONHEÇA MAIS SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO
Próximo Texto: Médico desenha os casarões do século 19 ; A FRASE ; O NÚMERO ; Banco de Olhos recebe prêmio por campanha ; Exame evita lesão nos pés dos diabéticos ; Perda de memória por batida tem explicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.