São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravidez não depende de sorte ou azar

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

``Tenho uma amiga que acha que engravidou mas não pode ter esse filho de jeito nenhum porque é muito nova, tem só 16 anos. Os pais dela nem sabem que ela transa com o namorado. Agora ela está com dois problemas e queremos que você ajude. Como ela faz para falar com o namorado e como ela faz para abortar."

Essa sua amiguinha é meio sem juízo, você não concorda? Espero que você não seja assim também. Primeiro, como é que ela transa e nem fala com o namorado sobre uma forma de evitar uma surpresa desagradável dessas? Será que ela não sabia que isso poderia acontecer? Ou ela acreditava que poderia só com os outros, com ela não?
Vai ver que ela se achava muito sortuda... agora vai se achar é muito azarada. Mas sorte ou azar não são bons métodos anticoncepcionais, não.
E o pior é que está assim de garotas que agem como essa sua amiga. Imagina: ter intimidade suficiente com o namorado para transar mas morrer de vergonha de falar para ele que precisa usar camisinha. Resultado: gravidez fora de hora.
Agora fica com receio de contar para o gato o que está acontecendo. Não tem outro jeito a não ser chegar e falar.
Agora a questão mais delicada. Quando uma mulher engravida, a única forma de interromper a gravidez é pelo aborto. Aborto no Brasil é proibido. É crime. Está sujeito à pena quem procura e quem realiza. Mas você vai dizer que sabe de muitas mulheres que já fizeram isso. Verdade. Aí é que está a contradição.
Apesar de proibido, todos os dias muitas mulheres praticam o aborto em nosso país. Algumas, com situação econômica privilegiada, procuram um médico indicado e fazem sem maiores problemas, em condições adequadas.
Já outras –a maioria– sofrem horrores por causa dessa proibição. Passam por situações de risco em que o preço a pagar pode ser a vida, a saúde ou a possibilidade de engravidar de novo.
Para sua amiga, um conselho: grávida aos 16 anos, o melhor é buscar ajuda de um adulto responsável que possa encarar essa junto com ela e o namorado. Agora, lição de moral não adianta nada.
Para as que ainda não entraram nessa fria, a saída é evitar. Gente, basta usar a camisinha!!!!

Se você tem dúvidas sobre sexo escreva para o Folhateen.

Texto Anterior: O ISÓSCELES
Próximo Texto: Virgens também têm corrimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.