São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Lei defende bem-estar animal na Europa

BRUNO BLECHER
EDITOR DO AGROFOLHA

``Eles estão mortos, então que importa saber como viveram". Ilustrado com a imagem de porcos degolados, o anúncio está sendo publicado em revistas da Europa e tenta engajar o consumidor em uma nova cruzada ecológica: a defesa do bem-estar dos animais.
A campanha é assinada pela ``Freedom Food", organização que lançou um selo de garantia para as carnes politicamente corretas, isto é, produzidas por fazendas e frigoríficos que garantem bem-estar aos animais durante a criação e o abate sem sofrimento.
``Este movimento está crescendo e conseguiu influenciar governos de vários países e até a União Européia (UE)", diz o médico-veterinário Adroaldo Zanella, pesquisador do Instituto de Veterinária de Munique, na Alemanha.
Inglaterra, Suíça, Suécia e Alemanha já aboliram as celas de gestação para as fêmeas suínas e a partir de 2.008 a proibição será estendida a todos os países da UE.
Outras normas aprovadas pela UE garantiram maior conforto aos animais durante o transporte em caminhões e ``containers", como ventilação e espaço adequados.
A tendência é de que a UE imponha sua legislação de bem-estar animal também aos seus fornecedores de carnes.
Diretiva recente da UE considera obrigatória a adequação dos países exportadores à legislação européia.
Com o avanço das pesquisas sobre bem-estar animal, o movimento, que nasceu com espírito ``humanitário", ganhou também uma vertente econômica.
``O estresse dos animais, consequência de maus tratos na fazenda, superlotação no transporte ou abate cruel, deprecia a qualidade da carne", diz Zanella.
A carne de suínos submetidos a estresse prolongado, segundo ele, apresenta coloração pálida e qualidade inferior.
Com o estresse, os animais perdem o poder de retenção de água e liberam hormônios que alteram as características da carne.

LEIA MAIS Sobre bem-estar animal na pág. 2

Próximo Texto: Trigo; Recorde nos EUA; Milho cresce mais; Novo papel; Correção pelo câmbio; Publicidade; Menos suco; Missão no Sul; Suínos na Europa; Prêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.