São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Células tumorais têm mecanismo hiperativo de digestão de açúcar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Nova Zelândia descobriram uma característica comum a células cancerosas: elas têm um mecanismo de digestão de açúcares hiperativo.
Segundo eles, as células tumorais precisam queimar açúcar retirado do sangue e usar a energia liberada no crescimento do tumor.
"Descobrimos que nas células cancerosas o controle desse processo parece estar defeituoso, e o consumo de glicose nelas está sempre acionado", disse Mike Berridge, porta-voz do Instituto Malaghan da Escola de Medicina de Wellington.
O porta-voz não especificou os tipos de tumores estudados.
Segundo Berridge, a ativação do mecanismo de digestão de açúcar pode ser devida a fatores como radiação ou fumaça de cigarro.
A descoberta pode levar ao desenvolvimento de drogas direcionadas a esse mecanismo.
Se a droga puder desativar a digestão anormal de açúcar ou mesmo bloquear todo o mecanismo, as células cancerosas não terão como obter energia e se multiplicar, causando a "inanição" do tumor.
A pesquisa ainda não foi publicada, mas o porta-voz disse que já foi aprovada pela comissão de especialistas de revistas técnicas para publicação.
A equipe de cientistas também investiga o desempenho do mecanismo de digestão de açúcar em células de diabéticos.

Texto Anterior: Alemanha aprova experiências com cadáveres humanos em acidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.