São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia mata 13 em favela do Rio

SERGIO TORRES; SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

Erramos: 03/12/94

A localização da favela Nova Brasília, em Bonsucesso (RJ), onde 13 pessoas foram mortas pela polícia, foi indicada incorretamente no mapa publicado nesta reportagem. O local correto está indicado em mapa nesta seção.
Cento e vinte policiais invadiram ontem a favela Nova Brasília (Bonsucesso, zona norte do Rio) e mataram 13 supostos traficantes. Dois policiais e um menino de três anos foram feridos a bala.
A ação policial aconteceu dois dias depois de a delegacia de Bonsucesso ter sido metralhada por traficantes, em um ataque que deixou três policiais feridos.
O delegado Maurílio Moreira, 61, que comandou a invasão à favela, admitiu que a operação teve caráter de represália.
``Se nos derem flores, devolveremos flores. Se nos derem balas, devolveremos balas. É para que eles saibam que a instituição policial tem que ser respeitada", disse Moreira, que é diretor da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil.
O governador Nilo Batista divulgou nota oficial em que afirma que a operação na favela foi "legal e autorizada". O objetivo seria, segundo nota, cumprir parte dos 104 mandados de prisão expedidos pela Justiça do Estado contra traficantes indiciados em inquéritos. De acordo com o delegado Maurílio Moreira, os traficantes foram mortos por resistirem à prisão.
Catorze pessoas foram presas –nenhuma delas era uma das quatro que estavam sendo procuradas pela polícia.
As mortes de ontem se inserem em uma sucessão de ataques. Na sexta-feira de manhã, a DRE invadiu a favela Nova Brasília e matou quatro supostos traficantes.
A resposta do crime organizado veio na madrugada seguinte. Quatro carros passaram às 3h30 em frente à 21ª DP. Seus ocupantes dispararam fuzis e metralhadoras contra o carcereiro Edson Ferreira, 39, o detetive Válter de Souza, 45, e o soldado Alfredo de Assis, 26, da Polícia Militar.
Ferreira teve a perna direita amputada. Os outros dois feridos ainda estão hospitalizados.
A Nova Brasília integra o chamado complexo do Alemão, formado por favelas que se espalham pelos bairros de Bonsucesso, Ramos, Penha e Olaria. De 80 mil a 100 mil pessoas moram no complexo.
O tráfico de drogas na área seria controlado por Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, do Comando Vermelho.
Até o final da tarde de ontem, o governador Nilo Batista e o secretário de Polícia Civil, Mario Covas, não haviam dado declarações sobre as mortes na favela.

LEIA MAIS sobre as mortes no Rio na pág. 2

Texto Anterior: Grupo gay distribui folheto contra violência; O NÚMERO; Chuva deixa cerca de 200 desabrigados no RS
Próximo Texto: 'O dia foi bom para a polícia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.