São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça infantil tem cenário criado com auxílio de micro Macintosh

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A peça de teatro infantil ``Castelo das Sete Torres" –em cartaz em São Paulo– tem cenários inteiramente criados em um computador Macintosh.
O projeto do designer Paulo Elman Sister começou com desenhos à mão da planta do teatro Anne Frank, no clube A Hebraica, onde a peça está sendo apresentada.
Esses desenhos mostram o palco e a platéia vistos de cima, de frente e dos lados e foram levados para um Mac Quadra 605 por um scanner –equipamento que lê imagens e as transfere para o computador.
No computador também estão os desenhos do cenário feitos à mão livre e recriados no Mac com base nas medidas do palco.
Para o ``Castelo..." foram feitos painéis de tecido e as sete torres com ajuda do programa ``MiniCAD", para projetos no micro.
``Sem o computador é comum você criar um painel para o cenário, mandar construir e ele não cabe no palco depois de pronto", exemplifica Sister.
Para definir a posição dos cenários, Sister levou em conta a movimentação dos atores no palco. ``Estabeleci como as coisas do cenário vão ficar no palco `vendo' o palco de cima, na tela do micro."
Depois de aprovado pelo diretor, cada item do cenário foi detalhado e impresso para ser entregue ao responsável pela montagem, junto com uma cópia da planta.
Além da vantagem da integração do cenógrafo com a direção da peça, Sister diz que o computador permite ver na tela uma prévia do que o público verá da platéia.
A essa maquete eletrônica em três dimensões foram somados os figurinos dos personagens.
Os desenhos das roupas criadas pelo figurinista foram digitalizados no scanner e transferidos para o Mac com ajuda do programa ``PhotoShop".

Peça: Castelo das Sete Torres
Direção: Allan Fiterman
Onde: Teatro Anne Frank, r. Hungria, 1.000, tel. 816-6463
Quando: domingos, às 16h
Quanto: R$ 5 (sócios pagam R$ 3)

Texto Anterior: Computador é mais eficiente
Próximo Texto: Heroína guerrilheira enfrenta general
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.