São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-informante acusa policiais por 63 crimes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público identificou 63 crimes denunciados pelo ex-informante José Gonzaga Moreira, o ``Zezinho do Ouro". A maioria dos crimes está relacionada com extorsão, tráfico de drogas e desvio de mercadorias apreendidas.
A comissão de seis promotores que acompanha o caso chegou a esse número após analisar os cinco depoimentos prestados por Zezinho do Ouro na Justiça.
``O número pode crescer na medida em que novas denúncias forem feitas", disse a promotora Patrícia André Camargo Ferraz.
Segundo ela, deverão ser abertos 58 ou 59 inquéritos sobre esses crimes. ``Quatro ou cinco fatos criminosos relatados por Zezinho estão relacionados ao bicho e serão investigados pelo inquérito que apura o jogo paulista."
Esse inquérito, aberto em 11 de abril passado, investiga pagamento de propina de bicheiros para policiais e ligação do jogo com crime organizado e tráfico de drogas.
O ex-informante foi bicheiro de 88 a 90. Ele depõe hoje, às 14h, na Corregedoria da Polícia Civil, nesse inquérito sobre o jogo do bicho.
Zezinho disse que recebia proteção de policiais e fazia depósitos em dinheiro e em cheques na conta da mulher de um investigador.
Na próxima segunda-feira, o ex-informante presta novo depoimento para ratificar suas denúncias contra cerca de 70 policiais.
Zezinho do Ouro afirmou anteontem, em entrevista à Folha, que policiais dariam proteção para firmas ``fantasmas".
Segundo ele, essas empresas só funcionam porque pagam propina às delegacias dos bairros onde estão instaladas. Zezinho citou um caso envolvendo o 40º DP, no Jardim Santa Maria (zona norte).
Ele acusou um investigador ``japonês" que trabalhava na Delegacia de Estelionato de ter extorquido um cantor que estava aplicando um golpe através de uma dessas empresas. A Justiça ainda não conseguiu identificar esse policial.

Texto Anterior: Chacina é a quinta em 2 meses
Próximo Texto: Nível de água em reservatórios da Grande SP cai 2,3 pontos percentuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.