São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reabilitação é o objetivo dos terapeutas ocupacionais

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A terapia ocupacional trata de pessoas com deficiências, mas de uma maneira diferente da medicina, fisioterapia e psicologia.
``A terapia ocupacional tem maior envolvimento com o paciente. Seu objeto técnico de intervenção é o trabalho", afirma Fábio Bruno de Carvalho, 42, coordenador do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas da Puccamp.
Para Toya Lorch Lenci, 23, terapeuta, ``o tratamento tem um jeito diferente. Não é um remédio, não é um exercício. É `fazer' dentro de um contexto. As atividades são planejadas para reabilitação social dos pacientes".
No curso, o aluno tem contato desde o primeiro ano com os pacientes através de visitas a instituições com docentes e no terceiro ano começam a atuar diretamente.
O campo de trabalho para o profissional tem crescido muito desde o final da década de 80. As prefeituras começaram a contratar terapeutas para a saúde pública.
``Atualmente muitos profissionais são chamados para trabalhar no exterior. Os terapeutas brasileiros são bem vistos principalmente os da área física (tratamento deficiências motoras) e da neurológica (reestabelecimento do equilíbrio emocional)", conclui Fábio.

Texto Anterior: PROTESTO
Próximo Texto: CONHEÇA OUTROS CURSOS PSICOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.