São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja quem foi Aristófanes

DA REPORTAGEM LOCAL

O comediógrafo Aristófanes compõe, com Ésquilo (525 a.C.-456/5 a.C.), Sófocles (496 a.C.-406 a.C.) e Eurípedes (484 a.C.-406 a.C.), o quarteto sagrado do teatro grego.
Nasceu em 450 a.C., aproximadamente. Pertencia a um clã ateniense, mas como seu pai era proprietário de uma ilha no Egeu, seus críticos diziam que ele não era da cidade, mas estrangeiro. Aristófanes criticou muita gente. Não tinha muitos amigos.
Estreou em 427 a.C. e, em sua carreira, escreveu cerca de 40 peças. É considerado o maior comediógrafo de sua época. Suas peças analisam e criticam a realidade social de seu tempo. Atenas, derrotada na guerra do Peloponeso contra Esparta, começa seu declínio. Aristófanes é seu melhor retratista.
Morreu em 384 a.C. ``Lisístrata", escrita em 411 a.C., é sua peça mais famosa, entre as 11 que sobreviveram inteiras. Em ``As Nuvens" (423 a.C.), arrasou com os sofistas, os intelectuais mais radicais da época..

Texto Anterior: Público ganha preservativos
Próximo Texto: Carambola; Orquestra; Cofre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.