São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo dá certo em ``Atraídos pelo Destino"

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Filme: Atraídos pelo Destino (It Could Happen to You)
Diretor: Andrew Bergman
Elenco: Nicolas Cage, Bridget Fonda, Rosie Perez, Wendell Pierce e Isaac Hayes
Onde: estréia hoje nos cines Cal Center 2, Olido 1, Eldorado 2, Paulista 1 e circuito

``Atraídos pelo Destino" é um filme feliz. Tão feliz que, se fosse feito entre os anos 30 e 50, com certeza seria dirigido por Frank Capra e não por Andrew Bergman (``Um Novato na Máfia").
O enredo é o seguinte: o policial exemplar Charlie Lang (Cage) não tem dinheiro para a gorjeta da garçonete Yvonne Biasi (Bridget Fonda) e promete que, se ganhar o prêmio do bilhete que acabara de comprar, lhe dará metade do prêmio. Ganha US$ 4 milhões e, com o consentimento de sua mulher, a cabeleireira Muriel (Rosie Perez, em mais um papel impagável), lhe dá os US$ 2 milhões.
Daí em diante, dá para adivinhar o resto do filme. Os dois vão se apaixonar, espalhar alegria na cidade inteira, enfrentar a fúria de Muriel (que muda de idéia) e perder tudo. O filme é tão alto astral que, em uma de suas primeiras pré-estréias em São Paulo, o primeiro beijo do casal Cage-Fonda chegou a ser aplaudido pelos espectadores.
Falar de amor, solidariedade e boa vontade em tempos em que apenas sangue e violência estilizada dominam as telas e a mídia é correr o risco de passar despercebido pelos cinemas. É uma pena! E foi isso o que aconteceu nos EUA. Sequer o ótimo elenco fez deste filme um grande sucesso de bilheteria.
Os poucos artigos sobre ele privilegiavam sua constante mudança de título. Começou como ``Cop Gives Waitress 2$ Million Tip", passou para ``Cop Tips Waitress 2$ Million" (duas das manchetes que apareceram nos jornais de Nova York) e terminou como ``It Could Happen to You" (uma das canções da trilha).
Poderia ainda se chamar ``Do Mundo Nada se Leva", ``A Felicidade não se Compra", ``Aconteceu Naquela Noite" ou mesmo ``Defende o teu Amor" (filmes de Capra); todos eles são títulos fiéis às boas intenções do enredo.

Texto Anterior: Homem deve saber perdoar
Próximo Texto: Marcelo Coelho lança coletânea de artigos hoje na Livraria Cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.