São Paulo, sábado, 22 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burt Lancaster morre aos 80 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ator norte-americano Burt Lancaster, 80, morreu na madrugada de ontem no condomínio Century Towers, em Los Angeles.
Segundo seu agente, Jack Gilardi, Lancaster estava acompanhado de sua mulher, Susie, e de seis filhos. Estava com a saúde abalada há algum tempo e morreu em consequência de um ataque cardíaco.
Lancaster havia sofrido um ataque de apoplexia (doença cerebral causada por problema vascular) em 1990 e desde então estava parcialmente paralisado.
Nascido em 2 de novembro de 1913, em Nova York, Lancaster destacou-se primeiro como jogador de basquete. Aos 17 anos tornou-se acrobata de um circo.
Após combater na Segunda Guerra, estreou como ator em uma produção teatral, em Nova York. A peça fracassou. O ator foi para Hollywood e começou com um pequeno papel em ``Os Assassinos" (1946, de Robert Siodmak).
Nos gêneros aventura e capa-e-espada desenvolveu as principais características dessa fase: a masculinidade, a agilidade e um enorme carisma.
Já nos anos 50, porém, passou a interpretar outros tipos de papel. Em ``A Um Passo da Eternidade" (1953, Fred Zinnemann) e ``Vera Cruz" (1954, Robert Aldrich) sua atuação ia além do que se poderia esperar de um galã.
Não foi surpresa quando, em 1960, ganhou o Oscar de melhor ator por ``Entre Deus e o Pecado" (Richard Brooks).
Com o passar do tempo, tornou-se um ator mais cerebral. De ``O Leopardo" (1963, Luchino Visconti) a ``Atlantic City, USA" (1980, Louis Malle), fez uma série de papéis marcantes, com cineastas norte-americanos e europeus.
Seu primeiro problema de saúde sério surgiu em 1980, quando foi submetido a uma cirurgia abdominal (causa não revelada).
Após fazer a comédia ``Momento Inesquecível" (1983), um ataque cardíaco forçou-o a renunciar a um papel em ``O Beijo da Mulher Aranha", de Hector Babenco. Sofreu uma operação para instalação de quatro pontes de safena.
Além de ator, Burt Lancaster foi produtor, dirigiu o filme ``Homem até o Fim" (1955) e co-dirigiu com Roland Kibee ``O Homem da Meia-Noite".

Texto Anterior: Israel prende 10 parentes do suspeito
Próximo Texto: Idade tornou o ator completo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.