São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rádio e TV ajudam PTB e PPR

DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Dois candidatos que ganharam destaque ocupando espaços nos meios de comunicação dominaram a eleição para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e puxaram votos para PTB e PPR.
Com 289 mil votos, o deputado estadual Sérgio Zambiasi foi, pela terceira vez consecutiva, o campeão de votos no Rio Grande do Sul.
A votação de Zambiasi permitiu que seu partido, o PTB, conquistasse 10 das 55 cadeiras de deputado estadual.
Zambiasi só vai à Assembléia à tarde. Entre 6h30 e 12h ele apresenta o programa ``Comando Maior", na rádio Farroupilha AM.

Arrependida
Na última quarta-feira, a atenção de Zambiasi se dividia entre apelos para que seus ouvintes doassem remédios, cadeiras de rodas e até garrafas térmicas, e uma espécia de pesquisa popular.
O objetivo da pesquisa era aconselhar uma ouvinte identificada como ``baixinha arrependida".
Ela contou que tinha um amante, mas estava em dúvida sobre a seriedade do relacionamento porque ele a fazia pagar o motel quando eles se encontravam.
Depois de uma hora de discussão, Zambiasi deu o veredito de que a ``baixinha" deveria deixar o amante e voltar para o marido.
``O sujeito tem que estar duro no motel, mas não deste jeito", disse o deputado.
O estilo folclórico que Zambiasi mostra no rádio esconde um esperto articulador político.
Não aceitou o papel secundário que a direção do partido lhe reservava e foi controlar o PTB, que praticamente não existia no Estado. Em 98, quer disputar o governo gaúcho.
PPR Outro destaque da mídia na eleição foi a jornalista Maria do Carmo, apresentadora programa ``Jornal do Almoço" da RBS-TV (afiliada da Rede Globo), que foi eleita deputada estadual com 209 mil votos.
Maria do Carmo foi decisiva para que o PPR elegesse 13 deputados estaduais. Ela já tinha sido candidata a vice-governadora na eleição de 1990.

Texto Anterior: Prefeito que apóia o PT quer pureza racial
Próximo Texto: Projeto é passo para melhoria política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.