São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

SP fala 55 línguas no `super fim-de-semana'

Cinco eventos trazem à cidade pessoas de 82 países

ALESSANDRA BLANCO ; CAROLINA CHAGAS ; LÚCIA MARTINS ; PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo nunca teve um fim-de-semana tão agitado. Turistas atraídos por cinco megaeventos lotaram os 20 mil quartos de hotéis e flats da cidade. Outros 20 mil tentaram, sem sucesso, fazer reservas, segundo cálculos do sindicato dos hotéis.
A 22ª Bienal Internacional de São Paulo, a 18ª Mostra Internacional de Cinema, o 18º Salão do Automóvel, o Campeonato Mundial de Vôlei Feminino e o Free Jazz Festival congestionaram o Aeroporto Internacional de Guarulhos com visitantes de 82 países.
Garçons improvisaram mímicas para atender pedidos em 55 línguas diferentes.
O restaurante japonês Fekitei, no shopping Eldorado, foi invadido anteontem por 20 japoneses da seleção de vôlei feminina. Elas acharam graça porque o garçom, apesar de japonês, não fala nem ``kudasai" (por favor). ``Tiveram que apelar para a tradutora", conta o dono do restaurante, Masamoto Takakuwa.
A boate de striptease Kilt, no centro, recebeu quinta-feira um grupo de 30 argentinos. ``Vim parar aqui por recomendação de um amigo brasileiro. Estou gostando muito das mulheres, bonitas e amáveis", disse um argentino de 30 anos que está em São Paulo para o Salão do Automóvel.
``Esta foi a maior surpresa que os hoteleiros tiveram este ano", afirma James Akel, 41, diretor do Sindicato de Hotéis de São Paulo.

(Alessandra Blanco, Carolina Chagas, Lúcia Martins e Patrícia Decia)
LEIA MAIS sobre a cidade cheia à pág. 12

Próximo Texto: Nome: Cintha Boersma, 25
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.