São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ingênio"; Lavagem cerebral; Saia larga; Procura-se

BARBARA GANCIA

``Ingênio"
``Modéstia a parte, sou um gênio comparável a outros como Einstein, Mozart, Newton e Pelé (este último, apenas no futebol). Estou na 7.ª série do 1.º grau e tenho as notas mais altas da classe. Apenas por isso, outros seres inferiores a mim me chamam de C.D.F.. Até hoje não entendi o que isso significa. É por esta razão que lhe escrevo, ó gurua universal, que tudo sabe. Você poderia me dizer o significado de C.D.F.?"
``C.D.F.", S.P.
–Newton Mesquita,
C.D.F. é a sigla da Congregação dos Felisbertos, seita fundada na Antiguidade com o propósito de reunir, às terças-feiras depois do almoço, os discípulos de Felisberto, o Grande. Como todos sabem, o egípcio Felisberto entrou para a história por ter sido o chefe de obras que edificou os toaletes feminino e masculino da Biblioteca de Alexandria.

Lavagem cerebral
``Gostaria de saber como lidar com a mãe de uma ex-amiga –ou melhor, galinha– com quem tive um arranca-rabo recentemente. Moramos no mesmo prédio e, toda vez que a encontro, ela me ignora e me olha feio, como se eu fosse a culpada da história."
``Ignorada Irada", S.P.
–Docinho de coco,
Algo está errado. Como é que a mãe da sua desafeta a ignora e olha feio ao mesmo tempo? Será que você não anda trocando as bolas? Noto pelo tom de sua cartinha que você demonstra forte vocação para lavadeira. Pois então: em vez de desperdiçar seu vasto talento em missivas mesquinhas, por que você não opta por clarear a mente esfregando um lote de roupa suja no tanque?

Saia larga
``Gostaria de compartilhar a minha dor. Minha nora virtual tem o péssimo hábito de tomar emprestadas roupas de meu filhinho –um rapaz esbelto, lindo– e, após (mal) lavá-las, costuma devolvê-las tão arriadas que lá caberiam dois Jô Soares. Devo consentir na união de meu rebento com moça de tão parcos dotes domésticos?"
``Mamãe Ganso", S.P.
–Enxeridona da silva,
Esse negócio de ``virtual" virou moda, é? Depois das eleições, de tanto chamarem o Fernando Henrique de ``presidente virtual" eu cheguei a pensar que ele tinha sido eleito presidente, não do Brasil, mas dos estúdios da MGM, na Flórida. Quanto à nora em potencial, não se meta onde não é chamada. É óbvio que, se ela arrebenta as roupas do pimpolho e ele não se incomoda, é porque ela deve compensar em outros quesitos. E, diante desse fato concreto, mesmo de mão de todo Omo, Comfort e Ola do mundo, não cabe à senhora consentir ou deixar de consentir o que quer que seja. Fique na sua e mantenha a crista baixa.

Procura-se
``Homem de hábitos sedimentados que sou, fui ao restaurante Carlino fazer o que sempre faço: degustar uma porção de macheroncini ai frutti di mare. Desilusão, meu bem. Talvez influenciados pela eleição presidencial, os proprietários resumiram os frutos de mar a um: lula. Onde o camarão-pistola de antanho? Onde o polvo, onde o molusco?"
``Pistolão", S.P.
–Calamar, meu bem,
Desconheço o paradeiro do pistola e do molusco e, como você, também tenho dado pela falta dessa turma em pratos de restaurantes paulistanos. O melhor a fazer enquanto o sumiço perdurar é boicotar sistematicamente os locais em que se costumava topar com eles.

Texto Anterior: FÁBIO ASSUNÇÃO; DEBORAH SECCO
Próximo Texto: O agrônomo da metrópole
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.