São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão vende "sonho" e realidade lado a lado

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez ``supercarros dos sonhos" e automóveis comuns estarão juntos na mesma feira. E o que é melhor: à venda para qualquer um com uma conta bancária suficiente para bancar preços que podem chegar aos US$ 650 mil (caso do Jaguar XJ220).
Para os consumidores, um consolo: ver de perto algumas das mais famosas, possantes e luxuosas máquinas do mundo.
A maioria dos importadores exibe pelo menos um lançamento. Só a Ferrari mostra três: a 456 GT 2+2, a 355 e a 512 M (sucessora da tradicional Testarossa).
Na Chrysler, a atração é o Viper, de US$ 130 mil, com motor de 8.000 cc. No estande da Gandini Imports, três superesportivas de tirar o fôlego: as italianas Bugatti e Lamborghini e a inglesa Lotus. Em janeiro, a empresa deve trazer outra britânica, a Aston Martin.
A Jaguar exibe também o XJ6, XJ12 e XJS conversível. A Porsche apresenta o 911 Carrera redesenhado. Os luxuosíssimos Rolls Royce e Bentley também estão lá.
Até as montadoras engrossaram o filão das estrelas. Enquanto a Fiat mostra o Coupé, esportivo italiano desenhado por Pininfarina (o designer das Ferrari), a Ford contra-ataca com o Mustang GT, sucesso de vendas nos EUA. Ambos serão vendidos no país.
Mais exclusivos ainda são os protótipos, carros conceituais para estudo que não estão à venda.
Porém os dois mais importantes do evento são esculturas. Tanto Mercedes-Benz (com o Studie A) como Audi (Avus) trouxeram maquetes em tamanho natural em lugar dos modelos originais.
Toyota e Subaru exibem dois autênticos protótipos, respectivamente, AXV-3 e Suiren.
Nem tudo é ``sonho". O evento também revela novidades importadas para bolsos mais modestos.
Há desde o Ford Fiesta, que terá versão 1.3 e 1.0 (``popular") ao Passat alemão, que será trazido pela Volkswagen para enfrentar as versões mais caras dos Omega.
Entre os médios grandes, destaca-se o Astra (US$ 18 mil), da GM, o Golf GL 1.8 (US$ 18 mil), da VW, e o Mondeo, da Ford.

Texto Anterior: Fábricas aderem em massa aos importados
Próximo Texto: Modelos nacionais e importados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.