São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura quer doar área para novo autódromo

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo pretende doar um terreno de 400 mil m2 para a construção de um novo autódromo destinado à Fórmula 1.
O projeto, divulgado pelo secretário do Planejamento, Roberto Paulo Richter, já foi apresentado ao promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi.
A primeira reunião sobre o projeto deve acontecer no próximo mês, com a prefeitura, empresários e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
O novo autódromo seria construído em 12 meses –a partir de janeiro– e pago por um ``pool" de multinacionais dos setores automobilístico e de combustíveis.
Richter disse não poder revelar o nome das empresas. ``Temos terreno com as características necessárias perto da divisa entre São Paulo e Guarulhos ou mesmo em Pirituba", afirmou.
Para concretizar a doação, é necessária a aprovação de 28 vereadores. A prefeitura estima que a construção do novo autódromo custaria cerca de R$ 30 milhões.
O promotor do GP Brasil, Rohonyi, diz que ``é necessário construir um novo autódromo" com melhores condições ao público.
Segundo Richter, a manutenção de Interlagos provoca anualmente um prejuízo de U$ 1 milhão. O prefeito Paulo Maluf (PPR) já anunciou que pretende privatizar Interlagos até 1996.
Para Richter, a nova pista não provocaria o desinteresse de possíveis compradores de Interlagos –ou sua desvalorização.
Para o vereador e líder do PSDB, Marcos Mendonça, 48, o projeto ``vai causar muita polêmica" quando chegar à Casa. ``É estranha essa proposta. Interlagos tem atendido muito bem às necessidades. A gestão Maluf tem sido marcada por decisões à revelia de qualquer planejamento."
O vereador Maurício Faria (PT) afirma que o partido vai combater o projeto de doação. ``Queria saber qual a necessidade de se doar um terreno tão grande e valioso para um segmento esportivo tão lucrativo como a Fórmula 1."
``Se a iniciativa privada quer construir um novo autódromo, que pague pelo terreno sobre o qual ele será feito", disse.

Texto Anterior: `Chuva' de bolinhas encerra mostra de arte
Próximo Texto: Confira o gabarito do simulado `Fovestão 95'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.