São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator Raul Julia morre aos 54

DAS AGÊNCIAS INTERNACONAIS

O ator porto-riquenho Raul Julia, 54, morreu ontem no North Shore University Hospital, em consequência do derrame cerebral que sofreu dia 16 de outubro. Julia estava em coma desde o dia 20.
O ator será enterrado quinta-feira, em Porto Rico. O anúncio da morte, ocorrida pouco depois do meio-dia (por volta de 14h em Brasília) foi feito por um porta-voz do hospital.
Julia era filho de um comerciante porto-riquenho. Chegou a Nova York em 1964.
Começou a ser conhecido no final dos anos 60 por sua participação no Festival Shakespeare desta cidade, organizado por Joseph Papp (morto em 1991).
Seu primeiro trabalho importante foi em ``Titus Andronicus", de William Shakespeare, em 1967. Teve papéis de destaque em montagens de ``O Homem de la Mancha", ``Macbeth" e ``Otelo".
Seu primeiro filme é ``The Panic in Neddle Park", de 1971. Em 1978, participou de ``Os Olhos de Laura Mars", ao lado da atriz Faye Dunaway.

Hispânicos
Era considerado um dos mais bem-sucedidos atores hispânicos nos EUA. Seu maior sucesso no cinema foi ``O Beijo da Mulher Aranha", filme dirigido em 1985 por Hector Babenco, onde contracenava com William Hurt (que ganhou o Oscar por sua atuação).
No filme, baseado no livro homônimo do argentino Manuel Puig, Julia vivia um prisioneiro político latino-americano que dividia a cela com um homosexual, interpretado por Hurt.

Família Adams
Outro sucesso do ator foi Gomez, o patriarca da família Adams, em 1991 e 1993. Seu último filme foi ``The Burning Season", sobre a morte do líder dos seringueiros Chico Mendes, produzido para a televisão.
Em 1971, Julia participou da série de TV norte-americana ``Sesame Street" (``Vila Sésamo" na versão brasileira).
Em uma entrevista concedida em 1988, Julia disse que gostava de interpretar para estar em comunicação com o público.
Outros filmes de Julia foram ``Romero", onde interpretava o bisco salvadorenho Oscar Romero, assassinado por terroristas de extrema-direita, ``Havana", ``Luar Sobre Parador" e ``Acima de Qualquer Suspeita", com Harrison Ford.
Julia era casado, e tinha dois filhos, de 7 e 11 anos. Há alguns anos, tinha criado uma instituição, junto com sua mulher, chamada ``The Hunger Project", destinada a lutar contra a fome no mundo.

Texto Anterior: A FRASE ; Juiz não reinicia nem adia caso Simpson ; Menina é morta no sul do Egito; Anistia divulga relatório da Argélia; Líbano reconstrói sua avenida chique; Capitão confessa que levava óleo do Iraque; Fujimori afirma que senderista está ferido; Morre dirigente do KGB aos 76
Próximo Texto: Tel Aviv lança uma ofensiva contra Hamas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.