São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça de teatro ironiza futuro da família real

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Uma peça de teatro exibida em Londres traz uma irônica suposição de como poderá ser o futuro da família real britânica, abalada pelos sucessivos escândalos envolvendo seus membros.
Em ``The Queen and I" (A Rainha e Eu), de Sue Townsend, que estreou na última quarta-feira no teatro Vaudeville, a família de Elizabeth 2ª fica confinada à região de Leicester, em uma Inglaterra republicana.
No futuro descrito pela peça, um governo trabalhista decide abolir a monarquia.
Diana começa a trabalhar no setor de relações públicas de gravadoras de discos enquanto Charles é mostrado lavando suas próprias roupas brancas de linho.
O duque de York, Andrew, é um oficial da Marinha e a duquesa, Sarah Fergunson ou ``Fergie", como também é conhecida, se torna pedicure. Assim como Charles e Diana, o casal está separado.
A rainha, Philip e Margaret, apesar da pensão, têm que desenvolver algum tipo de trabalho voluntário.

Ovo cozido
A peça mostra situações cômicas envolvendo a família real, que agora precisa se esforçar para viver sem os privilégios dos tempos da monarquia.
A rainha tem que aprender como cozinhar um ovo. E a rainha mãe pasa a visitar uma casa de apostas. O príncipe Philip faz questão de manter o seu hábito de tomar chá.
A rainha é interpretada por Paula Wilcox que, segundo a imprensa britânica, faz uma Elizabeth tímida. A atuação da atriz tem sido elogiada.
Mas, apesar das adversidades, as duas conseguem sobreviver e passar por cima dos problemas, o que pode diminiuir a rejeição à peça por parte dos amantes da monarquia.
``De outra forma, acho que haveria críticas", disse Sonia Friedman, produtora da primeira versão da história, ao jornal britânico ``The Independent".
Friedman confirmou que a primeira produção do texto recebeu 80 mil libras (o equivalente a US$ 130 mil) de patrocínio público.
Segundo ela, não foi feita nenhuma restrição ao conteúdo.
(RS)

Texto Anterior: Diana supera crise após viagem aos EUA
Próximo Texto: Major e Reynolds admitem divergir sobre Irlanda do Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.