São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kachina recupera olhar humano em `A Vaca'

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O ``habitué" das mostras ainda pode estar traumatizado com ``Vacas", em que boa parte da história espanhola era vista pelos olhos desses simpáticos animais. ``A Vaca", que é tcheco e sem tantas pretensões, ajuda a recuperar a imagem dos bovinos.
A história é a de um jovem do campo que, no início, tem de vender sua vaca (seu bem de estimação, mas também importante economicamente) e comprar remédios para sua mãe, que está à morte.
O filme será marcado por essa imagem: o homem, Adam, se afastando lentamente por uma trilha, levando o animal até sua aldeia. Suas idas e vindas, o esforço para refazer sua vida, serão aspectos determinantes da ficção: são as perdas e ganhos que acontecem no decorrer de uma vida que interessam no filme.
Esse início ajuda a delimitar o tipo de trabalho do experiente diretor Karel Kachyna. Se, no primeiro momento, ele investe em uma paisagem paradisíaca, é para melhor introduzir a violência que eclode em um dado momento, sem motivo aparente. E, não menos repentinamente, retorna-se à ternura.
Apesar do nome, ``A Vaca" fixa-se na observação do humano fora das questões políticas (o que é original no cinema tcheco). Aí ganha pontos para um desenvolvimento suave, em que a narrativa convencional se deixa contaminar em determinados momentos pela observação dos personagens. Não é a melhor coisa que já se viu, mas também está longe de ser a pior.
(IA)

Filme: A Vaca
Produção: República Tcheca, 1993, 86 min
Direção: Karel Kachyna
Elenco: Radek Holub, Alena Mikulová, Valerie Zawadská
Onde: Masp (Grande auditório), hoje, às 17h, Cinesesc, domingo, às 22h (legendas em inglês)

Texto Anterior: `Rio Bravo' volta à tela grande
Próximo Texto: Texto supera direção em `Uma Vida Normal'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.