São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notebook multimídia da Itautec é caro

MARCOS JOSÉ SANTANA; REGINA HELENA C. SANTANA; NIVALDI CALÔNEGO JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O sistema Itautec 4.000M enviado para testes é composto de um notebook e um subsistema para aplicações multimídia. O notebook, que corresponde ao módulo principal, tem a mesma funcionalidade das demais máquinas de sua categoria disponíveis no mercado.
O notebook pode ser utilizado separadamente, mas o subsistema de multimídia depende do notebook para sua operação. A conexão entre os dois sistemas é bastante funcional, sendo obtida encaixando-se os módulos e fixando-os com presilhas metálicas.
A grande novidade do Itautec 4.000M é o subsistema de multimídia, que transforma o sistema, potencialmente, em um suporte na área de marketing.
As empresas podem enviar aos seus clientes um vasto material demonstrativo. Também podem usar o notebook do modo tradicional, incluindo acesso remoto via placa fax/modem (dispositivo opcional, a um custo extra de R$ 615,25).
Destacam-se também o ótimo monitor de vídeo colorido de cristal líquido (com matriz ativa) e o mouse, que, localizado na parte inferior do teclado, utiliza a tecnologia track-point.
Os pacotes de software do sistema testado incluem o ``MS-DOS 6.2" e o ``Windows 3.11", além de aplicativos para uso dos recursos de multimídia.
O ``Windows" inclui ferramentas que permitem o compartilhamento de recursos e informações em sistemas baseados em redes locais, ampliando as possíveis aplicações do sistema (a placa Ethernet é opcional e custa R$ 483).
O Itautec 4.000M vem com 4 Mbytes de memória RAM (pequena para muitos pacotes de software atualmente disponíveis no mercado), podendo ser expandida para 8 Mbytes ou para 20 Mbytes. As interfaces disponíveis são suficientes para interconexão com uma vasta gama de dispositivos, ficando entre as melhores já encontradas em equipamentos similares.
A qualidade eletromecânica do equipamento, bem como seu design, é de alto padrão.
Os manuais que acompanham o sistema Itautec 4.000M são os originais fornecidos pela Texas Instruments (em inglês), sendo de boa qualidade, tanto gráfica quanto técnica, permitindo fácil manuseio do equipamento.
O conjunto completo (notebook e subsistema multimídia) é razoavelmente pesado, dificultando um pouco seu uso como um portátil.
O notebook, em separado, tem peso compatível com uma boa parte dos sistemas similares disponíveis no mercado. Acompanha o sistema uma maleta especial, que acomoda o conjunto completo.
O custo total do sistema testado é alto (mais de 182 salários mínimos) e, apesar dos recursos oferecidos serem sofisticados e de alta qualidade, a relação custo/benefício pode ser uma restrição em qualquer área considerada.
Os testes foram realizados no Laboratório de Sistemas Digitais (LaSD) do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP.
Utilizou-se o sistema operacional ``MS-DOS 6.2". Para análise de desempenho do conjunto processador/memória, disco rígido e velocidade de vídeo foram utilizados os aplicativos ``Checkit-Pro" e ``Norton 7.0". A qualidade mecânica e elétrica dos equipamentos foi avaliada por inspeção.
Colaboraram Eduardo Marques e Onofre Trindade Jr.

Texto Anterior: "Windows 95" promete facilidades
Próximo Texto: Saiba quem realizou o teste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.