São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas investem na melhoria do fornecedor

DA REPORTAGEM LOCAL

A forte concorrência gerada pela globalização da economia está disparando uma série de programas de grandes empresas para capacitar seus fornecedores. A intenção é ampliar o relacionamento, gerando parcerias onde a questão preço não é mais tão importante.
Esses programas de capacitação foram detalhados ontem no último debate do fórum ``Cadeia de Negócios", promovido pela Folha e pelo Instituto Uniemp (Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa).
Participaram Helio Janny Teixeira, professor da FEA/USP; Celso Varga, presidente da Freios Varga; Fernando Vasconcelos, gerente da Rhodia; e Marcelo Epstejn, superintendente da Credicard; e Fernanda Cirenza, da Folha..
A experiência dessas empresas mostra que a atual relação com fornecedores está distante da antiga imagem de que ganha espaço aquele que oferece melhor preço.
Pesam mais hoje qualidade constante, disposição para parceria, precisão e confiabilidade.
``Para ter qualidade é fundamental que grandes empresas transfiram tecnologias gerenciais para os fornecedores", diz Varga.
A diminuição no número de fornecedores é ponto básico para parceria. Em 91, a unidade da Rhodia de Santo André, operava com 1.700 fornecedores. Este ano o número caiu para 500.

Texto Anterior: A abertura e o fim dos fantasmas
Próximo Texto: Conab prevê aumento de 6% para safra de grãos em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.