São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora portuguesa afirma que moverá ação contra Rede Globo

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), primeira emissora estrangeira a transmitir telenovelas brasileiras, entrará em breve com uma ação judicial contra a Rede Globo.
O jornal ``Diário de Notícias", um dos maiores de Lisboa, publicou a informação na quarta-feira.
A emissora estatal portuguesa acusa a Globo de romper unilateralmente um contrato que firmara há dois anos.
Pelo acordo, válido até 96, a rede brasileira assumia o compromisso de oferecer primeiro à RTP todas as novelas que desejasse exportar para Portugal.
Em agosto, porém, a Globo mudou de idéia. Resolveu que, nos próximos cinco anos, venderá novelas apenas para uma TV portuguesa, a Sociedade Independente de Comunicação (SIC).
Principal concorrente da RTP, a SIC nasceu em outubro de 92. Está sob controle do ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, mas tem como acionista minoritário Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.
``Fomos traídos. E questionaremos a traição na Justiça –só não sabemos ainda se em Portugal ou no Brasil", reiterou à Folha, por telefone, o diretor de programação da RTP, Adriano Cerqueira.
Anteontem, a Globo divulgou uma nota afirmando que ``não pode, em absoluto, aceitar as insinuações" da rede portuguesa. ``O documento ao qual a RTP se refere não passa de mera declaração de intenções, que jamais chegaram a ser objeto de contrato."
As últimas linhas do comunicado são ásperas: ``Não conhecemos o sr. Adriano Cerqueira (...). Chegou ao nosso conhecimento, entretanto, que desde a sua posse a RTP vem perdendo audiência, o que, talvez, explique o tom de desespero de suas declarações."
O episódio encerra de maneira ruidosa um casamento que já completou duas décadas.
A RTP importou as primeiras novelas da Globo no início dos anos 70. Até então, a emissora brasileira limitava-se ao mercado interno. Foi a partir do sucesso em Portugal que abriu espaço para negociar com o resto do mundo.

Texto Anterior: Noite de rap vira festa dançante
Próximo Texto: Intolerância supera amor em `Vukovar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.