São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Eduardo 2º' chega ao Brasil por Moacyr Góes

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Peça: Eduardo 2º
Autor: Christopher Marlowe
Direção: Moacyr Góes
Elenco: Guilherme Leme, Beth Goulart e Enrique Diaz, entre outros
Quando: estréia hoje, às 19h; quartas, quintas e sextas, às 19h; sábados, às 19h e 21h; domingos, às 20h
Onde: Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (r. 1º de Março, 66, centro, tel. 021/216-0237)
Quanto: R$ 4,00
Intrigas, adultério, homossexualismo e abuso do poder compõem a trama da peça ``Eduardo 2º", encenada por Moacyr Góes, que estréia hoje no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).
Texto do dramaturgo inglês Christopher Marlowe (1564- 1593), a decadente e trágica passagem de Eduardo 2º (1284-1327) pelo trono inglês é estrelada por Guilherme Leme (Eduardo 2º) e Beth Goulart (rainha Izabel).
Com tradução da crítica teatral Bárbara Heliodora, ``Eduardo 2º" ganha a primeira montagem no país.
Para Góes (``Escola de Bufões", ``Peer Gynt"), seu grande desafio foi extrair alguma poesia do universo sórdido e de miserabilidade humana dos 23 anos de reinado de Eduardo 2º.
A peça conta as ambições pessoais e os desmandos desse monarca da Inglaterra medieval, que sobrepõe sua paixão pelo cavaleiro Pierce de Gaveston aos interesses do reino.
O embate amoroso entre o rei, seu favorito, a rainha e seu ganancioso amante serve de tempero para Góes falar das injunções impostas pela vacância virtual da coroa e a degeneração do poder.
Segundo conta a lenda, o texto original –reduzido em 50% na peça– inspirou Shakespeare a escrever sua peça ``Ricardo 2º".

Texto Anterior: Merce Cunningham estréia ``Events" no Sesc Pompéia
Próximo Texto: onde está GRACE LESADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.