São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França expulsa 22 da escola por véu islâmico

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

A França declarou guerra ao véu muçulmano nas escolas. Esta semana, 22 alunas foram expulsas de escolas francesas por se recusarem a retirar o véu.
Desse total, 17 foram expulsas de uma escola de 2º grau de Lille (norte do país) e cinco outras de colégios da região parisiense. Centenas de outras exclusões podem ocorrer nas próximas semanas.
O véu é visto como um símbolo do radicalismo muçulmano, cuja expansão o governo tenta conter.
A polêmica começou em 20 de setembro, quando o Ministério da Educação baixou uma circular recomendando que as escolas proibissem ``símbolos religiosos ostensivos". O eufemismo visava aos véus das jovens muçulmanas. Não há caso de expulsão de alunos por portarem crucifixos.
O efeito da circular foi contrário ao esperado. O véu se tornou símbolo de rebeldia para as jovens. Para o governo francês, porém, os resultados da medida são positivos. O número de alunas com véu teria baixado de 2.000 em junho para 950 em outubro.

Texto Anterior: Suspensa visita à Cidade Velha
Próximo Texto: China aprova legislação polêmica sobre eugenia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.