São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem apenas dois partidos nacionais

FERNANDO RODRIGUES ; GUSTAVO KRIEGER
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas dois partidos, o PMDB e o PFL, conseguiram eleger deputados estaduais em todas as Assembléias Legislativas do país na eleição de 3 de outubro.
Embora o resultado do Rio tenha sido anulado, já é possível dizer que o PMDB e o PFL confirmaram a condição de serem os dois únicos partidos de fato nacionais no Brasil.
O PMDB tem o maior número de deputados em 11 Assembléias Legislativas. O PFL lidera em outros sete Estados.
Mas mesmo PMDB e PFL têm dificuldades regionais. O PMDB, por exemplo, não conseguiu eleger nenhum deputado federal em Pernambuco, Brasília, Amapá e Roraima. O PFL ficou sem deputados federais no Acre, Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia.
Os outros grandes partidos brasileiros ficaram ainda mais longe de apresentar força nacional. O PPR não conseguiu vagas em Assembléias de seis Estados.
O PT chegou mais perto de apresentar um perfil nacional. Está presente em 23 Assembléias Legislativas e deve eleger deputados também no Rio. Na eleição anulada do Estado, o PT obtivera cinco vagas na Assembléia.
O PSDB está presente em 20 Assembléias e também deve eleger deputados estaduais no Rio.
A notícia ruim para peemedebistas e pefelistas é que, apesar da liderança, os dois partidos registram uma queda de suas bancadas.
Sem considerar o Rio, o PMDB caiu de 205 para 198 deputados estaduais. O PFL desceu de 165 para 157 deputados.
A eleição dos 1.045 deputados estaduais no Brasil também arranhou uma tese difundida largamente durante a eleição presidencial, segundo a qual Fernando Henrique Cardoso não precisaria ter se aliado ao PFL para se eleger.
Plano Real
Os resultados mostram que os efeitos positivos do Plano Real não foram totalmente absorvidos pelos candidatos tucanos. Enquanto o PSDB elegeu 81 deputados, o PFL obteve quase o dobro (157).
É impossível dizer com segurança quantos votos de FHC vieram por causa do apoio desses candidatos a deputados estaduais vitoriosos do PFL.
Mas é errado afirmar que o presidente eleito não tenha se beneficiado da aliança feita com o PFL. Os candidatos locais são, tradicionalmente, puxadores de votos.
A eleição para a Câmara também demonstrou que os partidos se sustentaram em bases regionais, onde seus candidatos proporcionais foram ajudados por candidatos fortes ao governo do Estado.
O PSDB elegeu 56 deputados federais e 34 deles estão no Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Metade dos 45 deputados federais do PPR foi eleita em quatro Estados.
Todos os dados desta reportagem foram coletados diretamente com as Assembléias Legislativas, TREs, TSE e partidos. O processamento e cruzamento de informações foi feito pela Folha.

Texto Anterior: Itamar defende comando único em ação no Rio
Próximo Texto: Renovação será de 57,5% em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.