São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Codó transmite fala de Sarney

DA ENVIADA ESPECIAL A CODÓ

As 80 famílias de Montevidéu, povoado com casas de barro e teto de palha na zona rural de Codó (a 225 km de Sao Luís), viram o ex-presidente José Sarney pedir votos para sua filha Roseana em discurso de quase 30 minutos na televisão, na última segunda.
O discurso foi divulgado pela Prefeitura de Codó através de uma antena retransmissora do SBT da administração municipal.
Sarney referiu-se a Cafeteira como um velho que ``dorme até as 11h e precisa fazer a sesta depois do almoço".
Os moradores assistiram ao programa pelo aparelho instalado em praça pública pelo prefeito de Codó, Biné Figueiredo, nas quartas-de-final da Copa do Mundo.
Pela lei, a TV pode ser suspensa do ar por um dia e a prefeitura pode ser multada em até R$ 6.300 por ter veiculado propaganda eleitoral fora do horário gratuito.
Procurada pela Folha, a assessoria do prefeito admitiu ter havido ``exagero" na transmissão do discurso de Sarney, feito dois dias antes a lideranças da cidade.
O prefeito de Codó ganhou fama por ter anunciado um sorteio de casas populares no dia em que Fernando Henrique Cardoso fez comício na cidade, em agosto. Ele desistiu do sorteio depois de o fato ter sido divulgado pela Folha.
Biné Figueiredo mergulhou na campanha de Roseana na última segunda-feira e disse que, se preciso, trabalhará 24 horas por dia.
Na quarta, a Folha flagrou duas funcionárias da prefeitura em campanha para Roseana no bairro mais pobre da cidade, Codó Novo. Elas agiam sob as ordens da mulher do prefeito, Eliane Figueiredo.
Biné promete sortear dez casas antes da eleição. O juiz eleitoral da cidade, José Eulálio Almeida, disse que não admitirá o sorteio.
Na véspera do primeiro turno, o juiz mobilizou 60 homens do Exército para impedir o sorteio das mesmas casas e a distribuição de cestas básicas pela prefeitura.
Biné nega haver objetivo eleitoreiro na distribuiçao de casas e alimentos. Ele diz que o sorteio das casas foi autorizado por lei municipal e que já foram distribuidas 15 casas nos últimos oito meses.
O prefeito admite, no entanto, que com os sorteios gera ``votos de gratidão" do eleitorado pobre.
A prefeitura também distribui 2.400 litros de leite e 400 litros de sopa por dia. Biné, maior empresário da região, diz que suas empresas distribuem 2.000 litros de leite de soja por dia, 2.000 litros de leite de vaca por quinzena e 6 toneladas de arroz por mês.

Texto Anterior: Prefeito de Caxias distribui terrenos
Próximo Texto: Prefeita é acusada de ajudar Cafeteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.