São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote ainda está em fase de experiência

DA ``AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

O mercado financeiro não opera mais com a expectativa de forte elevação do juro real do over em novembro, como forma de complementar o pacote anticonsumo baixado nos dias 19 e 20. O juro real pode ser pouca coisa maior que o de outubro.
O CDI-over deve fechar o mês com ganho nominal de 3,65% e juro real de 1,76%, com IPC-r de 1,86%. O rendimento acima da inflação se reduzirá sensivelmente se a comparação for feita com o IPC-Fipe, pois espera-se um índice entre 3% e 3,5%.
Para novembro, o mercado futuro de juros trabalha com uma variação efetiva para o CDI-over de 3,95%. E a projeção é de um IPC-r um pouco acima de 3%. O IPC-r de outubro não registrou as pressões acusadas pelo IPC-Fipe e tenderia a absorvê-las em novembro.
O Banco Central não pode promover um forte ajuste para cima do juro primário da economia porque os custos financeiros das empresas já foram muito onerados pelo compulsório. E não se sabe se a demanda irá sancionar o repasse desses custos aos preços.
O spread bancário entre as pontas de captação e de empréstimo subiu de 2,7 para 14,5 pontos após o compulsório. Nominalmente, as taxas do giro pré ficariam elevadas se o BC puxasse o over.
Forte indício de que o BC não patrocinará um choque de juros no mês que vem são os rumores de que se estuda a diminuição do redutor da TR, de 1,2% para a faixa entre 0,5% e 0,8%. Motivará o poupador a deixar o dinheiro na caderneta, ao invés de gastá-lo, por meio de um redutor menor e não de um juro maior.
Resta saber se a medida será convincente, pois informações recentes de setores industriais são de que o pacote ainda mostra-se ineficiente na contenção das encomendas do varejo.
Se o BC perder a guerra, será forçado a abandonar os seus escrúpulos antijuros altos. Por isso, as melhores alternativas de investimento estão nos ativos com algum grau de indexação ao CDI-over. Entre eles, prefira o fundo de commodities DI, que tem liquidez plena a partir do 30º dia e recolhe IR menor, de 25%.
Evite os fundos de renda fixa tradicionais, que aumentaram muito a fatia da carteira composta por BBC, pois se tornou difícil encontrar CDB no mercado.
E a rentabilidade dos BBC foi aviltada pelo excesso de procura, já que as instituições usaram esses papéis como moeda para o recolhimento do compulsório de 30% sobre os depósitos a prazo.

Texto Anterior: Tradicionais dão prejuízo
Próximo Texto: Como fugir do compulsório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.