São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme dos Coen reinventa a roda

ANSELMO CHERÉ

Inteligente e ferino, ``Na Roda da Fortuna" é o mais recente filme dos irmãos Coen (Ethan, produção, e Joel, direção) a chegar ao vídeo. A ``vítima" é o capitalismo mais que selvagem que fez dos Estados Unidos um país de oportunidades e injustiças. Quando a história começa, o empresário bem-sucedido Hudsucker (Charles Durning) se joga do 45º andar de seu prédio. Seus diretores vêem a chance de ficar ricos, afundando a fábrica e comprando suas ações a preço de banana. O cabeça do plano é o ganancioso Sidney Mussberger (Paul Newman): ele precisa de um péssimo substituto para Hudsucker. Surge o contínuo Norville Barnes (Tim Robbins). Mas Barnes tem uma brilhante idéia: lançar um aro de plástico colorido para as crianças. A invenção é tão ridícula que a empresa aceita. Surpresa: o bambolê vira coqueluche. Questionando a sociedade e a moral com humor ácido, o filme dos Coen abriu o Festival de Cannes de 1993, honraria reservada a poucos e bons.
Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy), EUA, 1993. Direção de Joel Coen, com Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh, Paul Newman e Charles Durning. Duração: 111 minutos. Europa/Carat Home Vídeo. Tel. 579-6522. Preço: R$ 48

Texto Anterior: Peça seduz pela exuberância
Próximo Texto: A redenção de Steven Spielberg
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.