São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
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Registrar uma marca demora até 2 anos

NELSON ROCCO

Registrar uma empresa na Junta Comercial ou Cartório não basta para garantir o uso uma marca. É necessário registrá-la no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Só assim o dono de uma loja, restaurante, produto ou serviço pode se resguardar de disputas futuras com outras empresas.
A concessão do registro pode levar até dois anos. Nesse período, o interessado deve acompanhar o andamento do processo através de uma revista publicada semanalmente pelo INPI (o exemplar custa R$ 2,36).
Os especialistas recomendam entrar pedido de busca no INPI, antes de dar andamento no processo, para verificar se a marca pretendida já tem dono. Esse procedimento, no entanto, não evita problemas que possam ser gerados por donos de marcas semelhantes que se sintam prejudicados.
``O registro serve para proteger o patrimônio da empresa, já que o nome fantasia é que a torna conhecida", diz Carlos Mazzei, sócio do escritório de advocacia Fama Marcas e Patentes.
As marcas se dividem em 41 classes e o registro só vale para a classe com que o produto ou serviço da empresa se relaciona.
Não adianta uma confecção (classe 25) pedir o registro na classe 32 (massas), porque o INPI não aceita.
A exceção fica por conta das marcas notórias –como Estrela e Coca-Cola, por exemplo.
Para manter o registro, é preciso começar a usar a marca em até dois anos após a concessão e não interrompê-lo por outros dois anos. É preciso renová-lo antes de completar dez anos.

ONDE ENCONTRAR: INPI - tel. (011) 222-8866

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